Crenças de professores de espanhol sobre interação e oralidade na EaD
Resumo
O crescimento dos cursos de graduação a distância é a evidência de um novo
cenário na educação brasileira. Esse é um reflexo da tendência mundial em
possibilitar diferentes meios para que as pessoas possam dar continuidade a seus
estudos. No entanto, diversos questionamentos surgem com respeito ao processo
de ensino/aprendizagem, tais como perfil dos acadêmicos, qualificação dos
professores para trabalhar com Educação a Distância (EaD), recursos disponíveis
nos ambientes, interação, entre outros. Quando se trata de um curso de graduação
em uma língua estrangeira, essas preocupações voltam-se também para a questão
relacionada com a produção oral, pois é uma das habilidades a ser desenvolvida no
meio virtual. Pensando nessa problemática e tendo em vista que o
ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira ocorre pela interação entre seus
agentes, esse trabalho teve por objetivo investigar as crenças de professores
formadores e professores tutores sobre a interação para o desenvolvimento da
produção oral em dois cursos de Letras Espanhol/EaD, de duas universidades
públicas brasileiras da região sul do Brasil. Dessa forma, a metodologia utilizada
nesse trabalho fundamenta-se na abordagem contextual dos estudos de crenças
(BARCELOS, 2001), que pressupõe a utilização de diferentes instrumentos, visando
à triangulação dos dados. Assim, o estudo contou com a participação de cinco
professores, três da universidade A e dois da universidade B, sendo que a coleta de
dados foi realizada através de questionário, entrevistas semiestruturadas e
observação. A partir das informações obtidas, realizou-se uma análise qualitativa dos
dados buscando os pontos de convergência e/ou divergência entre as crenças sobre
as atribuições, interação e produção oral a distância. Dessa forma, constatou-se que
embora os docentes apresentem funções diferentes na EaD, isso não é um
indicativo de que as crenças de formadores e de tutores são distintas em todos os
momentos. Por outro lado, a experiência dos professores com educação presencial
e EaD influenciam suas crenças sobre interação e produção oral. Por fim, a ação
dos professores nas disciplinas e a crença que apresentam sobre aprendizagem
podem levar a uma mudança de suas crenças, conforme pôde ser observado na
universidade B.
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