Modelagem para a mensuração de desempenho dos sistemas Bus Rapid Transit no Brasil
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Data
2014-02-25Primeiro membro da banca
Kopittke, Bruno Hartmut
Segundo membro da banca
Nara, Elpidio Oscar Benitez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
É notório o papel dos deslocamentos urbanos dentro do contexto evolutivo social, econômico e cultural das sociedades ao longo dos últimos séculos, sendo uma das atividades de maior relevância e preocupação no que tange a administração e o planejamento das cidades, de modo que mais da metade da população mundial se encontra diretamente envolvida em alguma destas localidades. Tendo em vista esse cenário preocupante, diversas atividades vêm sendo planejadas nos últimos tempos visando a melhoria das condições em que a mobilidade urbana se encontra, em especial para o sistema denominado por Bus Rapid Transit (BRT), o que exige de seus responsáveis ferramentas capazes de sinalizar, de maneira proativa, a situação em que se encontra a sua operação local. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo central propor uma modelagem para a mensuração de desempenho dos transportes BRT no Brasil que auxilie os seus gestores para o gerenciamento eficiente do sistema. Metodologicamente, utilizou-se os conceitos descritos pela Abordagem multicritério, de forma a ser capaz de remeter o nível de competitividade dos fatores no setor. Ao final a aplicação contempla a verificação da situação de doze cidades que possuem BRT e mais de um milhão de habitantes no Brasil, onde se constatou que a cidade de Curitiba (𝐼𝑜𝑏j9 = 89%) possui o sistema com melhores condições de instalação no país, cujo nível de avaliação se encontra no padrão “Satisfatório”, seguido do Rio de Janeiro (𝐼𝑜𝑏j2 = 81%), Recife (𝐼𝑜𝑏j3 = 78%) e São Paulo (𝐼𝑜𝑏j1 = 78%), de modo a atender com nível de confiabilidade aceitável a demanda de pesquisa em questão.
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