Uma comparação de tecnologias para a comunicação entre simuladores distribuídos em ambiente Unity
Resumo
Quando simuladores precisam trocar dados entre computadores distintos é necessário
utilizar alguma tecnologia que permita a conexão entre as instâncias distribuídas da simulação.
Estas tecnologias podem variar entre APIs para a simples troca de mensagens,
até padrões de interoperabilidade que possuem diversas funcionalidades com abordagens
definidas. Com foco em simulações desenvolvidas na engine Unity, este trabalho realiza a
comparação de quatro tecnologias de comunicação de dados: o Unity Networking (UNET),
o suporte de rede interna da Unity, o Tasharem Networking and Serialization Tools (TNET
3), um asset para suporte à programação em rede na Unity, o High Level Architecture
(HLA), um dos principais padrões de interoperabilidade de simuladores, e o Data Distribution
Service (DDS), um dos principais padrões de interoperabilidade para aplicações de
tempo real. O trabalho destaca os prós e contras das tecnologias, levando em consideração
o projeto de um simulador distribuído desenvolvido em Unity e aspectos teóricos e
práticos das tecnologias. O resultado aponta que a adoção de uma tecnologia pertencente
ao ambiente Unity, como a TNET3, é a mais benéfica no contexto do simulador estudado.
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