dc.contributor.advisor | Weingärtner, Thiago da Silva | |
dc.creator | Hoffmann, Cristiane Tietbohl | |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T13:20:47Z | |
dc.date.available | 2016-09-12T13:20:47Z | |
dc.date.issued | 2010-10-16 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2145 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article presents studies on the technological advances that are present in the contemporary society. By allowing individuals to have easy and fast access to information and communication, technology demands expressive changes in the education process, being more and more necessary educational practices which are commited to the social changes. Made from descriptive qualitative research, with the target audience of elementary school teachers from public, it presents an overview on the use of computers and the internet at school. Through the analysis and comprehension of data collected and bibliographical studies carried out, it is possible to notice that although computer and internet have a great value to the education process, especially in an inclusive educational practice, considerable changes are necessary in the current educational practices. Differently from what can be thought at a first moment, computer and internet are not able to change the traditional school, neither can be seen as educational tools able to guarantee the necessary support for learning. For drawing an educational practice which makes effective use of these technologies in the learning process, it is necessary the association of many factors. Among them, it can be pointed out criterious collective planning, engagement of all the segments involved in the educational process, the teacher’s education to act in contemporary society, besides human and technological resources. Therefore, computer and all of its resources are important allies that, if inserted in this renewed educational practice, can have special relevance to the school success in the formation of the subject in contemporary society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para práticas educativas contemporâneas | por |
dc.title.alternative | Contributions of information and communication technologies to the contemporary educational practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta estudos sobre os avanços tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea. Ao permitir aos indivíduos o acesso rápido e fácil à informação e à comunicação, a tecnologia impõe expressivas modificações ao processo educativo, exigindo cada vez mais práticas pedagógicas comprometidas com as transformações sociais. Elaborado a partir de pesquisa qualitativa descritiva, tendo como público alvo professores do Ensino Fundamental da rede pública, o mesmo traça um panorama sobre a utilização do computador e da internet na escola. Através da análise e da compreensão dos dados coletados e de estudos bibliográficos realizados, percebe-se que, apesar de computador e internet serem de grande valia ao processo educativo, sobretudo numa prática educacional inclusiva, modificações consideráveis são necessárias às práticas pedagógicas vigentes. Diferente do que se possa pensar preliminarmente, o computador e internet não são capazes de remodelar a escola tradicional nem pode ser vistos como ferramenta pedagógica capaz de garantir o suporte necessário para a aprendizagem. Para vislumbrar uma prática pedagógica que oportunize o uso efetivo dessas tecnologias para a construção da aprendizagem é preciso à associação de diversos fatores. Entre eles pode-se salientar um planejamento coletivo e criterioso, o engajamento de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, a formação do professor para atuar na sociedade contemporânea, além de recursos humanos e metodológicos para. Assim, o computador e todos os seus recursos são aliados importantes que, se inseridos nessa prática pedagógica renovada, podem ter especial relevância para sucesso da escola na formação do sujeito da sociedade contemporânea. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |