dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Herbst, Fabiane Rossato Manfio | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T12:17:14Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T12:17:14Z | |
dc.date.issued | 2006-08-21 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2151 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work presents a research performed with professors who engage management
functions in schools from the Education Network of Santa Maria, RS, the purpose is
identify their conceptions about Continuous Formation of Professors as a possibility of
change in educational practice. The analysis of such context became necessary and
significant in order to understand a little bit more about school management and its role
in relation to the continuous formation of professors, seeking for modifications in
teaching practices. It was adopted as presupposition that school space-time is also for
continuous formation of professors and the manager’s role is organize it with them.
Besides, the Pedagogical Political Project of each institution have to certify the
construction of reflection concerning the practice. The methodology used was based
on a qualitative approach, with case characteristics study, through semi-structured
interview, accomplished with six school managers from public and private educational
networks of Santa Maria and the analysis of the Pedagogical Political Project from
each school. It was possible indicates that educational managers believe in continuous
formation, even visualizing slow-moving modifications in relation to educational
practice. There is a huge interest in modify, in try to be and act in a more improved
way, participate in the change of their own schools and also, in another instances, but
always starting from questions which involves the school everyday; this is the way
found by many educational institutions to reach the objective of continuous formation:
cause modifications in educational practices of professors. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores | por |
dc.title.alternative | The educational managers’ conceptions about the continuous formation of professors | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam
funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando
identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação continuada de
professores como possibilidade de transformação da prática docente. Para a análise
deste contexto tornou-se necessário e significativo compreender um pouco mais a
respeito da gestão escolar e sua postura para com a formação continuada dos
professores, visando modificações nas práticas educativas. Toma-se como
pressuposto que o espaço-tempo escolar é também de formação continuada para os
professores, cabendo aos gestores organizá-las juntamente com os professores.
Também é importante que o Projeto Político-Pedagógico de cada instituição garante
a construção de momentos de reflexão sobre a prática. A metodologia utilizada
caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com características de estudo de
caso, através de entrevista semi-estruturada, realizada com seis gestores de escolas
da rede municipal, estadual e particular de ensino de Santa Maria, e o estudo do
Projeto Político-Pedagógico de cada escola. Evidenciou-se que os gestores
educacionais acreditam na formação continuada, mesmo visualizando mudanças
lentas na prática dos professores. Existe um grande interesse em modificar, em
buscar ser e agir melhor; participar da formação na própria escola ou em outras
instâncias, mas sempre partindo de questões que envolvem o cotidiano escolar; é o
caminho que muitas instituições de ensino estão encontrando para que a formação
continuada alcance o objetivo a que se propõe: gerar mudanças nas práticas
educativas dos professores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |