dc.creator | Marques Filho, Cesar Vieira | |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T17:53:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-20T17:53:02Z | |
dc.date.issued | 2017-03-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21529 | |
dc.description.abstract | The work with soccer is inserted in different contexts, and it is often perceived that the
pedagogical practice of the teacher/coach is supported by an empirical knowledge
based on common sense. The present research aims at understanding the parameters
that structure the dynamics of soccer from a scientific base, by using the knowledge of
the Motor Praxeology. The methodology is characterized as propositional descriptive,
of qualitative type. In this sense, I seek the understanding of the game's internal logic,
characterizing the motor actions that emerge from it, in the context of cooperation and
opposition interactions, present in all moments of the game. I analyzed the dynamics
of the roles and sub-roles that the participants exercise, qualifying the understanding
about soccer and proposing inputs for the teaching-learning-training process of this
modality. In this sense, I aimed at elaborating a proposal that indicates basic and
essential knowledge that will serve as a foundation for the teacher/coach who wishes
to work with the teaching/training of soccer. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Futebol | por |
dc.subject | Praxiologia motriz | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem-treinamento | por |
dc.subject | Soccer | eng |
dc.subject | Motor praxeology | eng |
dc.subject | Teaching-learning-training | eng |
dc.title | A estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da praxiologia motriz | por |
dc.title.alternative | The structuring of soccer and its pedagogical elements: a view from motor praxeology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O trabalho com o Futebol está inserido em diferentes contextos, e muitas vezes
percebe-se que a prática pedagógica do professor/treinador está sustentada por um
conhecimento empírico, baseado no senso comum. A presente pesquisa intenciona
compreender os parâmetros que estruturam a dinâmica do Futebol a partir de uma
base científica, utilizando os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A metodologia é
caracterizada como descritiva propositiva, de cunho qualitativo. Nesse sentido,
busca-se o entendimento da Lógica Interna do jogo, caracterizando as Ações
Motrizes que dela emergem, no contexto das interações de cooperação e oposição,
presentes em todos os momentos do jogo. Analisa-se a dinâmica dos papéis e
subpapéis que os participantes exercem, qualificando o entendimento acerca do
Futebol e propondo insumos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento
dessa modalidade. Nesse sentido, propõe elaborar uma proposta que indique
conhecimentos básicos e essenciais que venham a servir de alicerces para o
professor/treinador que deseje trabalhar com o ensino/treinamento do Futebol. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539825151216671 | por |
dc.contributor.referee1 | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.contributor.referee2 | Moreno, José Hernández | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8670985499726497 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |