Mostrar registro simples

dc.creatorMarques Filho, Cesar Vieira
dc.date.accessioned2021-07-20T17:53:02Z
dc.date.available2021-07-20T17:53:02Z
dc.date.issued2017-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21529
dc.description.abstractThe work with soccer is inserted in different contexts, and it is often perceived that the pedagogical practice of the teacher/coach is supported by an empirical knowledge based on common sense. The present research aims at understanding the parameters that structure the dynamics of soccer from a scientific base, by using the knowledge of the Motor Praxeology. The methodology is characterized as propositional descriptive, of qualitative type. In this sense, I seek the understanding of the game's internal logic, characterizing the motor actions that emerge from it, in the context of cooperation and opposition interactions, present in all moments of the game. I analyzed the dynamics of the roles and sub-roles that the participants exercise, qualifying the understanding about soccer and proposing inputs for the teaching-learning-training process of this modality. In this sense, I aimed at elaborating a proposal that indicates basic and essential knowledge that will serve as a foundation for the teacher/coach who wishes to work with the teaching/training of soccer.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectPraxiologia motrizpor
dc.subjectEnsino-aprendizagem-treinamentopor
dc.subjectSoccereng
dc.subjectMotor praxeologyeng
dc.subjectTeaching-learning-trainingeng
dc.titleA estruturação do futebol e seus elementos pedagógicos: uma visão a partir da praxiologia motrizpor
dc.title.alternativeThe structuring of soccer and its pedagogical elements: a view from motor praxeologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO trabalho com o Futebol está inserido em diferentes contextos, e muitas vezes percebe-se que a prática pedagógica do professor/treinador está sustentada por um conhecimento empírico, baseado no senso comum. A presente pesquisa intenciona compreender os parâmetros que estruturam a dinâmica do Futebol a partir de uma base científica, utilizando os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A metodologia é caracterizada como descritiva propositiva, de cunho qualitativo. Nesse sentido, busca-se o entendimento da Lógica Interna do jogo, caracterizando as Ações Motrizes que dela emergem, no contexto das interações de cooperação e oposição, presentes em todos os momentos do jogo. Analisa-se a dinâmica dos papéis e subpapéis que os participantes exercem, qualificando o entendimento acerca do Futebol e propondo insumos para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dessa modalidade. Nesse sentido, propõe elaborar uma proposta que indique conhecimentos básicos e essenciais que venham a servir de alicerces para o professor/treinador que deseje trabalhar com o ensino/treinamento do Futebol.por
dc.contributor.advisor1Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671por
dc.contributor.referee1Schmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.contributor.referee2Moreno, José Hernández
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670985499726497por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International