dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Huaccho Júnior, Augusto Céspedes | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T12:38:11Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T12:38:11Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2153 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This case study aimed to identify the chronotype of students enrolled in the eighth and
ninth years of basic education in the Municipal School of Palmas. Therefore, we applied
the questionnaire of Horne and Östberg (1976), which provides us with the rating for
morning and afternoon following the following scores: 16 to 33 - afternoon, 34 a 44 -
moderate afternoon, 45 to 65 - indifferent ; 66 to 76 - moderate morning, 77 A. 86 -
morning. Statistical analysis of data was used Softwer for Windows 2003, for classification
as gender and class of students participating in the sample. The sample consisted of 121
adolescents with mean age of 14.15 (± 0.88) students in eighth grade classes (080) and
(081) and ninth grade classes (090) and (091) elementary school, 64 of female and 57
male. The results presented around chronotype students from the eighth and ninth years
of school, show us a change that needs to be more studies. Thus, to reflect more the
importance of knowledge of chronobiology and the "chronotype" as one criterion among
others, to be used by management to enroll students at times considered ideal, given that studies show the relationship between diurnal school performance, become of paramount importance when the recovery and improve the quality of teaching and learning programs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Cronobiologia | por |
dc.subject | Cronotipo | por |
dc.title | A gestão escolar a partir da identificação do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas -TO | por |
dc.title.alternative | Management school from the identification of students chronotype eighth and ninth year of an elementary school hall of Palmas -TO | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo de caso teve como objetivo identificar o cronotipo dos alunos
matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal de
Palmas- TO. Para tanto, aplicou-se o questionário de Horne e Östberg (1976), que nos
fornece a classificação em relação a matutinidade e vespertinidade seguindo o seguinte
escore: 16 a 33 - vespertino; 34 a 44 - vespertino moderado; 45 a 65 - indiferente; 66 a 76
- matutino moderado; 77 a 86 – matutino. Para análise estatística dos dados foi utilizado o
Softwer for Windows 2003, para classificação quanto gênero e turma dos alunos
participantes da amostra. Fizeram parte da amostra 121 adolescentes com faixa etária
média de 14,15 (± 0,88) estudantes do oitavo ano turmas (080) e (081) e nono ano turmas
(090) e (091) do ensino fundamental, sendo 64 do sexo feminino e 57 do sexo masculino.
Os resultados apresentados em torno do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do
ensino fundamental, nos mostram uma variação, que precisa ser maior estuda. Desta
forma, refletir mais para a importância do conhecimento da cronobiologia sendo o
“cronotipo”, como um critério entre outros, a ser utilizado pela gestão para se matricular os
alunos em horários considerados ideais, sabendo-se que os estudos comprovam a
relação do cronotipo no desempenho escolar, passam a ser de suma importância quando da valorização e melhoria da qualidade do ensino e apredizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |