dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Hoffmann, Claudete Diva Grellmann | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T12:51:39Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T12:51:39Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2154 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to develop the knowledge about the educational management
of EMEF Santos Reis, situated in the county of Agudo, central region of the state.
The underlie of this research is directed to the materialization of the principles of
democratic management (democracy, autonomy, participation) in the school routine
with the objective of providing quality in the educational system once the school has
not attained the desired levels in their IDEB and also the approval of their students.
Its Educational Project comprehends different tasks related to the learning success
of the students. The school is creating strategies to transform these tasks into dialy
school practice avoiding some of the common educational problems, involving in this
work all the school segments. This research was developed in a qualitative
methodology perspective, and the analysis of it became a case study. To perform
this study there were used documentary research, interviews and questionnaires
applied to the principal, teachers and students of the institution for data collection.
The research conclusion demonstrated that the quality of teaching should be based
in the democratization of the knowledge for everyone, thus the teachers must be
conscious about the educational system that directs their educational practice and
their political aims with the development of a social quality school to their students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Qualidade do ensino | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.title | Gestão educacional democrática voltada para a qualidade na educação: estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Democratic management education back to the quality in education: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca aprofundar os conhecimentos sobre a gestão
educacional da E.M.E.F. Santos Reis, localizada no município de Agudo, região
central do Estado. O enfoque é a materialização dos princípios de gestão
democrática (democracia, autonomia, participação) no cotidiano escolar na busca da
qualidade do ensino, uma vez que a escola ainda não atingiu os índices desejáveis
no seu IDEB e na aprovação dos seus alunos. O seu Projeto Pedagógico contempla
trabalhos voltados para o sucesso da aprendizagem dos alunos e está a escola
trabalhando para colocá-los em prática para minimizar os problemas apontados,
envolvendo, assim, a todos os segmentos da escola. Desenvolveu-se o trabalho na
perspectiva da metodologia qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso.
Utilizou-se a pesquisa documental, entrevistas e questionários aplicados a diretora,
professores e alunos da instituição para a coleta dos dados. Conclui-se que a
qualidade do ensino deve se traduzir na democratização do conhecimento para
todos, evidenciando a importância que assumem os professores neste processo, os
quais precisam ter consciência clara da concepção pedagógica que orienta a sua
prática educativa e do seu compromisso político com a construção de uma escola de
qualidade social. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |