Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorHennicka, Micheli Daiani
dc.date.accessioned2016-09-13T15:01:23Z
dc.date.available2016-09-13T15:01:23Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2159
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis Specialization monograph in Educational Management is focused on continuing education. Thus, it has as general objective to investigate: What are the contributions of the Specialization Course in Education Management from the Federal University of Santa Maria (UFSM) for the construction of teachers' identity of Santa Maria, graduates of this course. For this study, which is characterized by a qualitative research case study type, were selected some specific objectives: To understand how the course of research can contribute to the construction for the identity of the teachers, as well as identify which features in the difference in teacher identity before and after the completion of this course and find out how teacher identities after the course of research, has influenced the management processes of the school in which teachers, work. Initially, was made a thematic map of the investigated theme: teacher identity, history of continuing education in Brazil and researched history of the course. After, was carried out a survey with data collection, with five recent grads of the Specialization Course, using as instrument the questionnaire. Next, the responses were analyzed, making a parallel with the theoretical, using as methodology the content analysis. The results presented show that the Specialization Course researched, contributes in different ways, the construction of identity of teachers teaching the same graduates. It is possible to see from the comparison of teaching the concept of identity, the subject of this research before and after the completion of that course.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.titleGestão educacional e formação continuada: suas contribuições para a construção da identidade docentepor
dc.title.alternativeManagement education and continuing education: its contributions to the construction for the identity of the teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema central a formação continuada. Desse modo, tem-se como objetivo geral investigar: Quais as contribuições do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a construção da identidade docente dos professores de Santa Maria, egressos desse Curso. Para a realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo de tipo estudo de caso, elenquei alguns objetivos específicos: Compreender como o Curso pesquisado, pode contribuir para a construção da identidade docente dos professores egressos dele, assim como, identificar quais as características na diferença de identidade docente antes e depois da realização deste Curso e Averiguar como a identidade docente depois do Curso pesquisado, tem influenciado nos processos de gestão da escola em que os professores, sujeitos da pesquisa, atuam. Inicialmente, se fez um mapeamento das temáticas pesquisadas: Identidade docente, Histórico da formação continuada no Brasil e o Histórico do curso pesquisado. Após, realizou-se uma pesquisa com coleta de dados, com cinco egressas desse Curso de Especialização, utilizando como instrumento o questionário. Em seguida, analisaram-se as respostas obtidas, fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise do conteúdo. Os resultados apontados demonstram que o Curso de Especialização pesquisado, contribui de diferentes maneiras, na construção da identidade docente dos professores egressos do mesmo. Isso é possível perceber, a partir da comparação entre a concepção de identidade docente, dos sujeitos dessa pesquisa, antes e depois da realização do referido curso.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples