dc.contributor.advisor | Mello, Débora Teixeira de | |
dc.creator | Hennicka, Micheli Daiani | |
dc.date.accessioned | 2016-09-13T15:01:23Z | |
dc.date.available | 2016-09-13T15:01:23Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2159 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This Specialization monograph in Educational Management is focused on continuing
education. Thus, it has as general objective to investigate: What are the contributions
of the Specialization Course in Education Management from the Federal University of
Santa Maria (UFSM) for the construction of teachers' identity of Santa Maria,
graduates of this course. For this study, which is characterized by a qualitative
research case study type, were selected some specific objectives: To understand
how the course of research can contribute to the construction for the identity of the
teachers, as well as identify which features in the difference in teacher identity before
and after the completion of this course and find out how teacher identities after the
course of research, has influenced the management processes of the school in which
teachers, work. Initially, was made a thematic map of the investigated theme: teacher
identity, history of continuing education in Brazil and researched history of the
course. After, was carried out a survey with data collection, with five recent grads of
the Specialization Course, using as instrument the questionnaire. Next, the
responses were analyzed, making a parallel with the theoretical, using as
methodology the content analysis. The results presented show that the Specialization
Course researched, contributes in different ways, the construction of identity of
teachers teaching the same graduates. It is possible to see from the comparison of
teaching the concept of identity, the subject of this research before and after the
completion of that course. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.title | Gestão educacional e formação continuada: suas contribuições para a construção da identidade docente | por |
dc.title.alternative | Management education and continuing education: its contributions to the construction for the identity of the teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como
tema central a formação continuada. Desse modo, tem-se como objetivo geral
investigar: Quais as contribuições do Curso de Especialização em Gestão
Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para a construção da
identidade docente dos professores de Santa Maria, egressos desse Curso. Para a
realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho
qualitativo de tipo estudo de caso, elenquei alguns objetivos específicos:
Compreender como o Curso pesquisado, pode contribuir para a construção da
identidade docente dos professores egressos dele, assim como, identificar quais as
características na diferença de identidade docente antes e depois da realização
deste Curso e Averiguar como a identidade docente depois do Curso pesquisado,
tem influenciado nos processos de gestão da escola em que os professores, sujeitos
da pesquisa, atuam. Inicialmente, se fez um mapeamento das temáticas
pesquisadas: Identidade docente, Histórico da formação continuada no Brasil e o
Histórico do curso pesquisado. Após, realizou-se uma pesquisa com coleta de
dados, com cinco egressas desse Curso de Especialização, utilizando como
instrumento o questionário. Em seguida, analisaram-se as respostas obtidas,
fazendo um paralelo com o referencial teórico, usando como metodologia a análise
do conteúdo. Os resultados apontados demonstram que o Curso de Especialização
pesquisado, contribui de diferentes maneiras, na construção da identidade docente
dos professores egressos do mesmo. Isso é possível perceber, a partir da
comparação entre a concepção de identidade docente, dos sujeitos dessa pesquisa,
antes e depois da realização do referido curso. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |