dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Fonseca, Greice Lisian Folk | |
dc.date.accessioned | 2014-05-02T12:56:05Z | |
dc.date.available | 2014-05-02T12:56:05Z | |
dc.date.issued | 2013-01-31 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/215 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Many discussions about Environmental Education fell onto the fad of thinking about environment as something purely physical and about environmental problems as deriving from man's misdemeanor with natural capital. However, the discussion about the relations between nature and society also converges to the way in which a given context's cultural organization reveals identities, ideological formations and lifestyles. Therefore, a new vision emerges, and at it, the cultural values of traditional societies are designed as a patrimony to be protected. This research has, as one of its goals, to reflect about what is culture under the vision of sustainable development, so as to ponder about cultural rights of traditional societies facing our current civilizational crisis. Theoretical referential's elaboration had as its focus culture and the fundamentals of the new emerging environmental paradigm, with attention to the thoughts of Lévi-Strauss, on what's referred to the discussion about human cultures' diversity; to Edgar Morin's complex method of thinking human experience; and to Enrique Leff's reflection about the environmental crisis, giving special attention to the epistemological aspects of his work, as “environmental rationality” and “environmental knowledge” analysis categories. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Patrimônio cultural imaterial | por |
dc.subject | Racionalidade ambiental | por |
dc.subject | Saber ambiental | por |
dc.title | Alguns aspectos da cultura e suas interrelações com a educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Culture and its inter-relations with environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Muitas discussões sobre a temática da Educação Ambiental caíram no modismo de pensar o ambiente como algo puramente físico e nos problemas ambientais como decorrentes da má conduta do homem com o capital natural. No entanto, a discussão acerca da relação entre natureza e sociedade também converge para o modo como a organização cultural de um dado contexto é reveladora de identidades, de formações ideológicas e de estilos de vida. Nesse sentido, emerge uma nova visão, na qual os valores culturais das sociedades tradicionais são concebidos como um patrimônio a ser salvaguardado. A pesquisa apresentada tem como uma das finalidades refletir sobre o que é cultura sob a visão do desenvolvimento sustentável, assim como ponderar sobre os direitos culturais das sociedades tradicionais em face à crise civilizacional que se apresenta. A elaboração do referencial teórico teve como foco a cultura e os fundamentos do novo paradigma ambiental emergente, com atenção ao pensamento de Lévi-Strauss, no que se refere à discussão sobre a diversidade das culturas humanas; ao método complexo de pensar a experiência humana, de Edgar Morin; e à reflexão sobre a crise ambiental, de Enrique Leff, com especial atenção aos aspectos epistemológicos de sua obra, como as categorias de análise "racionalidade ambiental" e "saber ambiental". | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |