Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorFonseca, Greice Lisian Folk
dc.date.accessioned2014-05-02T12:56:05Z
dc.date.available2014-05-02T12:56:05Z
dc.date.issued2013-01-31
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/215
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2013.por
dc.description.abstractMany discussions about Environmental Education fell onto the fad of thinking about environment as something purely physical and about environmental problems as deriving from man's misdemeanor with natural capital. However, the discussion about the relations between nature and society also converges to the way in which a given context's cultural organization reveals identities, ideological formations and lifestyles. Therefore, a new vision emerges, and at it, the cultural values of traditional societies are designed as a patrimony to be protected. This research has, as one of its goals, to reflect about what is culture under the vision of sustainable development, so as to ponder about cultural rights of traditional societies facing our current civilizational crisis. Theoretical referential's elaboration had as its focus culture and the fundamentals of the new emerging environmental paradigm, with attention to the thoughts of Lévi-Strauss, on what's referred to the discussion about human cultures' diversity; to Edgar Morin's complex method of thinking human experience; and to Enrique Leff's reflection about the environmental crisis, giving special attention to the epistemological aspects of his work, as “environmental rationality” and “environmental knowledge” analysis categories.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPatrimônio cultural imaterialpor
dc.subjectRacionalidade ambientalpor
dc.subjectSaber ambientalpor
dc.titleAlguns aspectos da cultura e suas interrelações com a educação ambientalpor
dc.title.alternativeCulture and its inter-relations with environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoMuitas discussões sobre a temática da Educação Ambiental caíram no modismo de pensar o ambiente como algo puramente físico e nos problemas ambientais como decorrentes da má conduta do homem com o capital natural. No entanto, a discussão acerca da relação entre natureza e sociedade também converge para o modo como a organização cultural de um dado contexto é reveladora de identidades, de formações ideológicas e de estilos de vida. Nesse sentido, emerge uma nova visão, na qual os valores culturais das sociedades tradicionais são concebidos como um patrimônio a ser salvaguardado. A pesquisa apresentada tem como uma das finalidades refletir sobre o que é cultura sob a visão do desenvolvimento sustentável, assim como ponderar sobre os direitos culturais das sociedades tradicionais em face à crise civilizacional que se apresenta. A elaboração do referencial teórico teve como foco a cultura e os fundamentos do novo paradigma ambiental emergente, com atenção ao pensamento de Lévi-Strauss, no que se refere à discussão sobre a diversidade das culturas humanas; ao método complexo de pensar a experiência humana, de Edgar Morin; e à reflexão sobre a crise ambiental, de Enrique Leff, com especial atenção aos aspectos epistemológicos de sua obra, como as categorias de análise "racionalidade ambiental" e "saber ambiental".por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples