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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorHermes, Simoni Timm
dc.date.accessioned2016-09-14T13:11:25Z
dc.date.available2016-09-14T13:11:25Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2162
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe current Brasilian educational policy in its intersection of Inclusive education and Spectial education has enabled to made this monograph. The main goal was to comprehend the specialized educational servers in the Brazilian educational policies in order to problematize the government practices in inclusive school. The study was based on Foucault theoretical approach. I investigated the following documents: a Política Nacional de Educação Especial2 (1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 3(2008), o Decreto nº 6.571, de 17th September, 2008;4 a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2nd October, 20095; and Parecer CNE/CEB nº 13, 3rd June, 20096. In the analysis and discussion two unities were built the inclusion on preference condition and the inclusion on mandatory condition. The settings and the productivity in the specialized educational service in our educational policies proved to be possible due to inclusion time and spaces for the students with special needs in special services or in inclusive schools. In this context the logic and the operation in the Specialized Educational Service are developed man from the teachers’ continuous formation, from multi-resource rooms, from networks between family, professionals and communities. These materiality axes of Specialized Educational Service firmed on the rationality of risk management policy, mobilized for the management of education and schools, are running it and gather more subjects, more inclusive school action.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacional brasileirapor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectPráticas de governamentopor
dc.titleO atendimento educacional especializado na política educacional brasileira: emergência das práticas de governamento na escola inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA atual Política Educacional Brasileira, especificamente, os cruzamentos da Educação Inclusiva com a Educação Especial nesta, possibilitou a produção desta monografia. Nesta, objetivou-se compreender o atendimento educacional especializado nas políticas educacionais brasileiras a fim de problematizar as práticas de governamento na escola inclusiva. Para tal, tendo como referencial teórico os Estudos Foucaultianos em Educação, foram investigados os seguintes documentos: a Política Nacional de Educação Especial (1994) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), bem como o Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008; a Resolução CNE/CEB nº 4, de 02 de outubro de 2009; e o Parecer CNE/CEB nº 13, de 03 de junho de 2009. Na análise e discussão, constituíram-se duas unidades analíticas: a inclusão na condição de preferência e a inclusão na condição de obrigatoriedade. As configurações e a produtividade do atendimento educacional especializado nas políticas educacionais de nosso país mostraram-se possíveis devido aos espaços-tempos de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas modalidades de atendimento da Educação Especial e, na contemporaneidade, pela inclusão destes nas escolas inclusivas. Neste contexto, as lógicas e as operações do Atendimento Educacional Especializado desenvolvem-se a partir da formação continuada de professores, das salas de recursos multifuncionais, das redes entre família, profissionais e comunidade. Esses eixos de materialidade do AEE, calcados na racionalidade política da gerência do risco, mobilizada pela gestão da educação e da escola, fazem funcioná-lo e congregam cada vez mais sujeitos, cada vez mais ações na escola inclusiva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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