Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorHenriques, Cecília Machado
dc.date.accessioned2016-09-15T13:02:12Z
dc.date.available2016-09-15T13:02:12Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2175
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractDistance education is, in actuality, a key element to access a growing number of students at different educational levels. The technologies provide various forms of interaction and which undoubtedly contribute greatly to the spread of knowledge and skills of a larger number of people. In this new context, an actor plays a major role: the tutor. It is he who will mediate contact between the content covered in the courses, teachers and students. More than that, it has outstanding performance in administrative and bureaucratic tasks of EAD. Accordingly, this article seeks to discuss how management skills can contribute to the management of the tutors involved in the Open University of Brazil, in order to improve their practices on students. For preparation of this work was carried out a qualitative study of stamp literature on the topics: management skills institutions, tutoring in distance education, tutoring at the Open University of Brazil and the possibilities for integration between management skills and distance education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTutoria em educação à distânciapor
dc.subjectUAB (Universidade Aberta do Brasil)por
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.titleGestão por competências na educação a distância: possibilidades de criação de diferencial formativo para os tutorespor
dc.title.alternativeManagement skills in distance education: possibilities of creating differential training for tutorseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA educação a distância é, na atualidade, elemento fundamental para acesso de um número cada vez maior de alunos aos diferentes níveis de ensino. As tecnologias proporcionam formas de interação diversas e que, sem dúvida, contribuirão muito para a disseminação do conhecimento e a qualificação de um maior número de pessoas. Nesse novo contexto, um ator tem papel de destaque: o tutor. É ele quem irá mediar o contato entre conteúdos abordados nos cursos, docentes e alunos. Mais que isso, tem atuação marcante nas tarefas administrativas e burocráticas da EAD. Nesse sentido, esse artigo busca discutir como a gestão por competências pode contribuir para a formação dos tutores envolvidos na Universidade Aberta do Brasil, no intuito de melhorar suas práticas junto aos alunos. Para elaboração deste trabalho foi realizado um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico sobre os temas: gestão por competências nas instituições, tutoria em educação a distância, tutoria na Universidade Aberta do Brasil e as possibilidades de integração entre a gestão por competências e a educação a distância.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples