Mostrar registro simples

dc.creatorFreitas, Francine Rocha de
dc.date.accessioned2021-08-07T18:03:05Z
dc.date.available2021-08-07T18:03:05Z
dc.date.issued2020-06-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21767
dc.description.abstractThe current work approaches the thematic of professional choice in the context of adolescence. It is registered at Cabinet of Projects (GAP), No. 048944, reviewed and approved by the Committee of Ethics in Research (CEP) of Federal University of Santa Maria (UFSM) on July 11, 2018, Caae registered No. 92770318.2.0000.5346. Since the adolescent subject fills a space in between childhood and adulthood, where they find themselves and are socially acclaimed to make a professional choice, our objective is to comprehend, from the theoretical-methodological assumptions of the pecheuxtian Speech Analysis, the adolescent subject gestures of interpretation are accomplished with the need for professional choice, from the self-writing as a tool that allow the subject to discursive the matter demanded for them. Regarding the methodology applied to compose the file, we performed the data collect by field study, being the analysis and interpretation device established from the French line Speech Analysis, proposed by Michel Pêcheux and his pairs in France, as well as it has been developed in Brazil by Eni Orlandi and others. There were participating 33 subjects members of five 3rd grade classes, regularly enrolled in five State High Schools of the central region of Rio Grande do Sul, during the period between August and September, 2018. There were selected 45 discursive sequences belonging to 30 dissertation activities of self-writing in order to constitute a corpus that allow us to analyze the linguistic-discursive marks of/on the speech of these subjects. As final considerations, from a file reading gesture, we comprehend that it is possible to note, in the relation between the subjects and their professional choice, a movement among “what is happiness” “and” / “or” “what brings money”, as well as between “to be” “and” / “or” “to do”, and we observe the operation of the modalities of subjectivation proposed by Pêcheux ([1975] 1995) as the identification and counter-identification relatives to the behavior of social formation and, especially, four Discursive Formations, which we nominate as Familiar and Scholar (described from the “Ideology and Ideological State Apparatuses”, from Althusser [1985]), and Adolescent and Economical (which we comprehend as global)”.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSujeito adolescentepor
dc.subjectEscrita de sipor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectEscolha profissionalpor
dc.subjectAdolescent subjecteng
dc.subjectSelf writtingeng
dc.subjectFrench line speech analysiseng
dc.subjectProfessional choiceeng
dc.titleA constituição do sujeito na adolescência e a escrita de si: escolhas profissionais e produção de sentidospor
dc.title.alternativeThe constitution of the subject at adolescence and the self writing: professional choices and meaning productioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo aborda a temática da escolha profissional no contexto da adolescência. Possui registro no Gabinete de Projetos (GAP) nº 048944, sendo revisado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 11 de julho de 2018, com registro Caae nº 92770318.2.0000.5346. Entendendo que o sujeito adolescente ocupa um lugar de entremeio infância-adultez, no qual se depara e é interpelado socialmente a fazer uma escolha profissional, nosso objetivo é compreender, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso pecheuxtiana, como se realizam os gestos de interpretação do sujeito adolescente com a necessidade de escolha profissional, partindo da escrita de si como uma ferramenta que propicia que o sujeito discursivize a questão que lhe é demandada. No que se refere à metodologia utilizada para constituição do arquivo, realizamos coleta de dados por meio de estudo de campo, sendo o dispositivo de análise e interpretação alicerçado na Análise de Discurso de linha francesa, proposta por Michel Pêcheux e seus pares na França, bem como vem sendo desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi e outros: participaram do estudo 33 sujeitos integrantes de cinco turmas de Terceiros Anos, matriculados regularmente em cinco Escolas Estaduais de Ensino Médio da região central do Rio Grande do Sul, entre os meses de agosto e setembro de 2018. Foram selecionadas 45 sequências discursivas pertencentes a 30 atividades dissertativas de escrita de si, de modo a constituir um corpus que possibilite analisarmos as marcas linguístico-discursivas do/no discurso desses sujeitos. Como considerações finais, advindas de um gesto de leitura do arquivo, entendemos que é possível perceber, na relação dos sujeitos com a escolha profissional, um movimento entre “o que traz felicidade” “e” / “ou” “o que dá dinheiro”, bem como entre “ser” “e” / “ou” “fazer”; e observamos o funcionamento das modalidades de subjetivação propostas por Pêcheux ([1975] 1995) como de identificação e contraidentificação relativas ao funcionamento de formações sociais e, especialmente, quatro Formações Discursivas, as quais nomeamos como Familiar e Escolar (descritas a partir dos “Aparelhos Ideológicos de Estado”, de Althusser [1985]), e Adolescente e Econômica (que entendemos como globais).por
dc.contributor.advisor1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.contributor.referee1Scherer , Amanda Eloina
dc.contributor.referee2Biazus, Camilla Baldicera
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0250317668440127por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International