Sistema de controle para motores BLDC utilizando técnica six step com controle de velocidade visando tração veicular
Resumo
Alterações climáticas e o aumento do foco na utilização de recursos renováveis reacenderam o interesse da comunidade internacional pela tração elétrica em um contrapontos populares sistemas de combustão interna. No passar das últimas duas décadas, diversas topologias foram implementadas fazendo uso de uma combinação entre motores elétricos e a combustão, denominados veículos híbridos, ou através do uso exclusivo da parcela elétrica, chamados veículos puramente elétricos. Nestes fez-se uso principalmente de motores indutivos, síncronos de imãs permanentes e relutância, com cada topologia apresentando vantagens em diferentes pontos. Dentre estes, motores Brusless DC mostram-se uma alternativa interessante devido a elevada densidade de potência e eficiência, além da facilidade e baixo custo atrelado ao seu controle, principalmente relacionado a ausência de enrolamentos de campo, onda trapezoidal apresentada por sua força contraeletromotriz e a possibilidade da utilização de sensores de efeito Hall para obtenção da posição rotórica, mostrando-se uma opção extremamente versátil. Desta forma, este trabalho de conclusão de curso apresentará o desenvolvimento e implementação de um sistema de controle para motor Brushless DC de rotor externo fazendo uso da técnica Six Step com e sem controle de velocidade em malha fechada. Serão discutidos os diferentes modos de implementação da técnica, com a operação utilizando principío de condução em 120o. Em complemento a técnica original, será desenvolvido um sistema de controle em laço fechado visando automatizar o processo de ajuste da velocidade do rotor conforme referências estipuladas, aumento assim a robustez do sistema. Por fim, serão apresentados resultados experimentais obtidos a partir de simulação, com objetivo de validar a teoria apresentada e comparação entre resultados obtidos com e sem uso de malha fechada.
Coleções
- TCC Engenharia Elétrica [174]
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