Educação física na educação infantil: as contribuições das produções de um periódico especializado
Resumo
Este trabalho teve como objetivo realizar um mapeamento dos aspectos que incidem sobre a
docência de Educação Física na Educação Infantil, a partir das produções no periódico “Zero
a Seis” (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – Centro de
Educação /UFSC). Especificamente, foram selecionados artigos desenvolvidos entre 2002 e
2017, que abordam Educação Física na Educação Infantil e foi analisada a presença de
temáticas relacionadas à docência de Educação Física na Educação Infantil. O corpus do
estudo constitui-se de 10 artigos do periódico “Zero a Seis”, examinados à luz de literatura
pertinente ao tema. Como resultados, destacamos que o professor de Educação Física pode
trabalhar de forma interdisciplinar com o professor regente, sem ficar limitado ao campo de
atuação. A docência com a infância pode, por meio da Educação Física, assegurar a presença
do lúdico nas formas de brincar e interagir por meio do corpo e movimento que propiciem
ainda as formas de criar e expressar próprias da criança o que implica a superação de uma
visão adultocêntrica sobre ela.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: