Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorIsaia, Tatiane Peixoto
dc.date.accessioned2016-09-22T14:34:44Z
dc.date.available2016-09-22T14:34:44Z
dc.date.issued2006-09-06
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2188
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis study it has for objective to understand the repercussion of cooperative work between pairs in the construction of the lecto-writing. Por in such a way, one was used methodologyc boarding of ethnographic type, with you arrive in port theoretical epistemology, in which it was used the studies of Piaget (1973; 1977; 1983; 1987); Ferreiro and Teberosky (1993; 1999; 2001; 2003) and PERRETCLERMONT (1996) to develop the analyses of hypothesis presented for the searched children at moments of group interaction, in the resolution of challenges referring the reading and the writing. So, from these analyses of verbal interchanges established between the children in the group, the group interaction was evidenced that, between pairs, it consists of a privileged situation of the point of view of cognitive development, since, having conflicts of hypotheses – conflicts socio-cognitives – through of the quarrels on what the writing represents and as it is represented, it has unbalance in the mental structure of the citizen that searching a new unbalance point it advances in its conceptions, organizing schemas more elaborated (reorganization cognitive). Then, it is concluded affirming that the group interaction it consists of one practice pedagogical that it makes possible the construction joint of the lecto-writing, as well as possibility, on the part of citizens-children involved in the process, of one to live together based in the respect and the acceptance of the other. That is, the administration from classroom, when thought and organized in way that it involves the children in the development of significant activities, that they allow the reflection, the cooperation, the sharing, the participation and the mutual enrollment, it makes possible the development citizens that if they understand co-responsible in the social transformation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLeiturapor
dc.titleGestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escritapor
dc.title.alternativeAdministration from classroom: group interaction as pedagogical strategy for the appropriation shared of lecto-writingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos epistemológicos, nos quais utilizou-se os estudos de Piaget (1973; 1977; 1983; 1987); Ferreiro e Teberosky (1993; 1999; 2001; 2003) e Perret-Clermont (1996) para desenvolver a análise das hipóteses apresentadas pelas crianças pesquisadas em momentos de interação grupal, na resolução de desafios referentes à leitura e à escrita. Assim, a partir dessa análise dos intercâmbios orais estabelecidos entre as crianças no grupo, constatou-se que a interação grupal, entre pares, consiste em uma situação privilegiada do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, já que, havendo conflitos de hipóteses – conflitos sociocognitivos - através das discussões sobre o que a escrita representa e como ela é representada, há desequilíbrios na estrutura mental do sujeito que buscando um novo ponto de equilíbrio avança em suas concepções, organizando esquemas mais elaborados (reestruturação cognitiva). Logo, conclui-se afirmando que a interação grupal consiste numa prática pedagógica que possibilita a construção conjunta da lectoescrita, bem como a possibilidade, por parte dos sujeitos-crianças envolvidos no processo, de um conviver baseado no respeito e na aceitação do outro. Isto é, a gestão da sala aula, quando pensada e organizada de maneira que envolva as crianças no desenvolvimento de atividades significativas, que permitam a reflexão, a cooperação, o compartilhamento, a participação e o engajamento mútuo, possibilita a formação de cidadãos que se entendem co-responsáveis na transformação social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples