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dc.contributor.advisorGuterres, Clovis Renan Jacques
dc.creatorIvo, Andressa Aita
dc.date.accessioned2016-09-22T15:18:35Z
dc.date.available2016-09-22T15:18:35Z
dc.date.issued2008-12-12
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2190
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe current background in which are included the public policies in Brazil introduces several issues, reflections and studies about the theme of the education policies and of the educational administration. For such intent, it is necessary to make a review of the history on how the last governments are dealing with their education policies from a critical perspective of the neoliberal speech in the education area. In that sense, the State has been reorganized from a neoliberal speech, which attempts to criticize the interventionist State, promoting policies in order to minimize the action of the State in the social policies. Besides, it establishes a new manner of organizing and managing the State through a public management administration. Thus, the present paper aimed at analyzing the actions in the Plano de Desenvolvimento da Educação [Education Plan of Development] (PDE), in the context of the PNE, relating it to the neoliberal education policies and its repercussion in a state public system’s school in the town of Pelotas (RS). The methodology is based on a qualitative approach, through the document analysis of the Plano Nacional da Educação [National Plan of Education] (PNE) and mainly the Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) and also observations in a state public system’s school in the town of Pelotas (RS) and interviews with a teacher in such institution. The PDE is introduced like the plan that can solve the educational issues, intending to be a “leap” in the basic and superior education quality between several other changes in the education systems. However, the analysis of the PDE revealed the evident weaknesses in this plan, like the complete disarticulation with the schools, the scarcity of information about it, the continuous presence of the neoliberal speech, and so forth.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano de desenvolvimento da educaçãopor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.titleO Plano de Desenvolvimento da Educação: uma análise no contexto escolarpor
dc.title.alternativeThe education developing: an analysis in the schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO atual cenário no qual estão inseridas as políticas públicas no Brasil nos remete a várias discussões, reflexões e estudos acerca do tema das políticas educativas e da gestão educacional. Para tal é necessário que se realize um resgate histórico de como os últimos governos estão encaminhando suas políticas educacionais, a partir de uma perspectiva crítica do discurso neoliberal no campo educacional. Neste sentido o Estado vem sendo reorganizado, a partir de um discurso neoliberal, o qual busca uma crítica ao Estado intervencionista, promovendo políticas de minimização da atuação do Estado nas políticas sociais. Além disso, estabelece uma nova forma de organização e gestão do Estado através de uma administração pública gerencial. Assim, este estudo teve como objetivo analisar as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no contexto do PNE, relacionando-o com as políticas de educação neoliberais e sua repercussão em uma escola da rede pública estadual do município de Pelotas (RS). A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, através da análise documental do Plano Nacional da Educação (PNE) e principalmente do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), observações em uma escola pública da rede estadual do município de Pelotas (RS) e entrevistas com uma professora desta instituição. O PDE apresentase como um plano capaz de solucionar os problemas educacionais, promete um “salto” na qualidade da educação básica e superior, entre tantas outras mudanças nos sistemas de ensino. Porém ao realizarmos uma análise do PDE ficam evidentes as inúmeras fragilidades deste plano, como a completa desarticulação com as escolas, a falta de informações acerca deste, a presença constante do discurso neoliberal, entre outros.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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