dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Ilha, Franciele Roos da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T15:23:27Z | |
dc.date.available | 2016-09-22T15:23:27Z | |
dc.date.issued | 2008-09-03 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2191 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The P.E teachers, based on their profession history disconnected from the teaching
pedagogical knowledge, many times, exempt themselves from actively acting in
activities which involve the School Education process. Facing this, the objective of
this investigation was to analyze the P.E teacher participation in the school
management and his/her contribution to his/her professional education. The
methodology used was based on phenomenology and qualitative approach. The
study participants were five P.E. teachers working in state schools in the city of Santa
Maria (RS). To collect information, semi-structured interviews were done with theses
teachers, having the interpretation being followed by content analysis. It became
evident that the teachers, as much as possible, are trying to keep up with the slow
transformation process from educational administration paradigm to the educational
management one, as they make an effort to participate in the educative instancies of
developed school work formation and evaluation, even though many limiting factors
to their actions as managers appear in these spaces. They believe that participating
in the school management brings benefits to their transformation, their teaching
practice and their professional development through different perspectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professor de educação física | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Professor de Educação Física e sua participação na gestão escolar: contribuições para a formação profissional | por |
dc.title.alternative | The Physical Education teacher and his/her participation in the school management: contributions to the professional education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Os professores de Educação Física com base na história de sua profissão
desarticulada com os saberes pedagógicos da docência, muitas vezes, se eximem
de atuar ativamente nas atividades que envolvem o processo de Educação Escolar.
Diante disso, o objetivo desta investigação foi analisar a participação do professor de
Educação Física na gestão escolar e sua contribuição para sua formação
profissional. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia e na abordagem
qualitativa. Os participantes do estudo foram cinco professoras de Educação Física
atuante na rede estadual de ensino do município de Santa Maria (RS). Para a coleta
das informações foram feitas entrevistas semi-estruturadas com estas professoras,
tendo sua interpretação seguida pela análise de conteúdo. Evidenciou-se que as
professoras, na medida do possível, estão tentando acompanhar o processo lento
de transformação do paradigma de administração educacional para o de gestão
educacional, ao se esforçarem em participar das instâncias educativas de formação
e avaliação do trabalho desenvolvido na escola, ainda que, nesses espaços se
perceba muitos fatores limitantes de suas ações como gestoras. Acreditam que a
participação na gestão escolar propicia benefícios para sua formação, sua prática
docente e seu desenvolvimento profissional através de diferentes perspectivas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |