Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorIlha, Franciele Roos da Silva
dc.date.accessioned2016-09-22T15:23:27Z
dc.date.available2016-09-22T15:23:27Z
dc.date.issued2008-09-03
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2191
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe P.E teachers, based on their profession history disconnected from the teaching pedagogical knowledge, many times, exempt themselves from actively acting in activities which involve the School Education process. Facing this, the objective of this investigation was to analyze the P.E teacher participation in the school management and his/her contribution to his/her professional education. The methodology used was based on phenomenology and qualitative approach. The study participants were five P.E. teachers working in state schools in the city of Santa Maria (RS). To collect information, semi-structured interviews were done with theses teachers, having the interpretation being followed by content analysis. It became evident that the teachers, as much as possible, are trying to keep up with the slow transformation process from educational administration paradigm to the educational management one, as they make an effort to participate in the educative instancies of developed school work formation and evaluation, even though many limiting factors to their actions as managers appear in these spaces. They believe that participating in the school management brings benefits to their transformation, their teaching practice and their professional development through different perspectives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor de educação físicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleProfessor de Educação Física e sua participação na gestão escolar: contribuições para a formação profissionalpor
dc.title.alternativeThe Physical Education teacher and his/her participation in the school management: contributions to the professional educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoOs professores de Educação Física com base na história de sua profissão desarticulada com os saberes pedagógicos da docência, muitas vezes, se eximem de atuar ativamente nas atividades que envolvem o processo de Educação Escolar. Diante disso, o objetivo desta investigação foi analisar a participação do professor de Educação Física na gestão escolar e sua contribuição para sua formação profissional. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia e na abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram cinco professoras de Educação Física atuante na rede estadual de ensino do município de Santa Maria (RS). Para a coleta das informações foram feitas entrevistas semi-estruturadas com estas professoras, tendo sua interpretação seguida pela análise de conteúdo. Evidenciou-se que as professoras, na medida do possível, estão tentando acompanhar o processo lento de transformação do paradigma de administração educacional para o de gestão educacional, ao se esforçarem em participar das instâncias educativas de formação e avaliação do trabalho desenvolvido na escola, ainda que, nesses espaços se perceba muitos fatores limitantes de suas ações como gestoras. Acreditam que a participação na gestão escolar propicia benefícios para sua formação, sua prática docente e seu desenvolvimento profissional através de diferentes perspectivas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples