Modelo de mensuração da competitividade da cadeia de valor no agronegócio
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Data
2020-10-22Primeiro membro da banca
Veiga, Claudimar Pereira da
Segundo membro da banca
Avila, Lucas Veiga
Metadata
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O Brasil localiza-se na América Latina, em uma região estratégica, próxima a outros países e de grande extensão territorial. Em 2017, o Brasil foi o país com o melhor desempenho industrial na América Latina, e atualmente possui como um importante pilar do Produto Interno Bruto (PIB), o agronegócio representando cerca de 21,4%. A fim de manter esse crescimento e os níveis de produtividade, o setor do agronegócio necessita investir em novas tecnologias, inovação e pesquisas para se manter competitivo. Ou seja, possuir processos de inovação, que permitam a identificação rápida de problemas relevantes dos stakeholders, além dos gestores compartilharem sua visão da importância das necessidades ou interesses, além do impacto de potenciais soluções de problemas. Assim, este trabalho tem, como objetivo geral a construção um modelo de mensuração da competitividade da cadeia de valor do setor industrial do agronegócio. Nesse sentido, no intuito de proporcionar uma orientação adequada às empresas, é preciso direcionar recursos e concepções estratégicas ao desenvolvimento de novas atuações para modulação, entrega e captura de valor nesse setor. Para desenvolvimento do diagnóstico, o Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD) baseia-se no conceito de Key Performance Indicators (KPI), que foram construídos com base nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e agrupados em Pontos de Vista Fundamentais (PVF). O estudo ocorreu em etapas, por meio da construção teórica dos indicadores de desempenho, da utilização da técnica Delphi para validação com especialistas, do método MOORA para correlação dos fatores e, por fim, da aplicação do método MAUT (Multiattribute Utility Theory) para a ponderação da importância dos critérios do modelo matemático. Ao total, a estrutura hierárquica contou com vinte e oito indicadores, distribuídos entre nove fatores críticos de sucesso e cinco pontos de vista fundamentais. Foram analisados os desempenhos de seis empresas do setor, a fim de entender possibilidades de melhoria do comportamento dos indicadores analisados. Os resultados indicam que os fatores mais importantes são a qualidade dos produtos e a eficiência dos processos, ao passo que os menos importantes são a colaboração e a inovação. Ressalta-se a importância do fator da sustentabilidade, detectada como tendência para o futuro, e a necessidade de adaptação das empresas às necessidades dos clientes. A pesquisa realizada é original e apresenta resultados coerentes com a realidade do setor durante a pandemia, onde as empresas possuíram resultados diferenciados.
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