Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMelo, Regina Maria
dc.creatorJacobsen, Marinês Sena dos Santos
dc.date.accessioned2016-10-03T14:57:02Z
dc.date.available2016-10-03T14:57:02Z
dc.date.issued2005-03-22
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2208
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work presents an exposition regarding the evaluation in a quality perspective, theme what has been generating controversies and divide the professionals in education on which the best method of evaluate. Thus, we have the literature revision, so that one can give a better sightof the work and to facilitate its understanding on the part of the reader; interviews accomplished with teachers at the Municipal School of Fundamental Teaching, because the one that one hopes is that the process of stops being a mere classificatory instrument, as well as the factor that contemplates in the high drop out rates and failing. Thus, the students and teachers must understand it as an instrument of understanding of the learning process of the learning. For the accomplisment of this work the case study was used, for the fact of this to allow a deep analysis, to allow the crossing of several sources of information, confirming or rejecting hypotheses to know to what extent the evaluation can influence in the students’ result end although it is recognized that there is an abyss between the theory and practice, that ends up contributing to the social exclusion. What is waited they are practical solutions based on the dialogue and in the students’ active participation, teachers and, mainly, of the community where the school is inserted; that the rigid and structured outlines are substituted by other lighter, open, dynamic and flexible; and that the evaluation really seeks to promote the student, qualifying him to act and interact as a Brazilian citizen aware of its acts. In an attempt of giving wide vision of the subject, it start from beginning that the reader will enjoy this tacit knowledge to do the generalizations and to develop new ideas, new meanings, new understandings.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicopedagogiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.titleAvaliação numa perspectiva de qualidadepor
dc.title.alternativeEvaluation in a perspective of qualityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de avaliar. Assim, temos a revisão de literatura, a fim de que se possa dar um melhor embasamento ao trabalho e facilitar a sua compreensão por parte do leitor; entrevistas realizadas com professoras regentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental, pois o que se espera é que a avaliação deixe de ser um mero instrumento classificatório, como também o fator que reflete nos altos índices de evasão e reprovação. Assim, os alunos e professores devem entendê-la como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno. Para a realização deste trabalho foi empregado o estudo de caso, pelo fato deste permitir uma análise profunda, permitir o cruzamento de várias fontes de informação, confirmando ou rejeitando hipóteses para saber até que ponto a avaliação pode influenciar no resultado final do aluno embora se reconheça que há um abismo entre a teoria e prática, que acaba contribuindo para a exclusão social. O que se espera são soluções práticas baseadas no diálogo e na participação ativa dos alunos, professores e, principalmente, da comunidade onde a escola está inserida; que os esquemas rígidos e estruturados sejam substituídos por outros mais leves, abertos, dinâmicos e flexíveis; e que a avaliação realmente vise promover o aluno, capacitando-o para agir e interagir como um cidadão brasileiro consciente de seus atos. Numa tentativa de dar ampla visão do assunto, partiu-se do princípio de que o leitor desfrutará deste conhecimento tácito para fazer as generalizações e desenvolver novas idéias, novos significados, novas compreensões.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples