"Frases sem pensamentos permanecem no chão": um experimento com Shakespeare na escola pública
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Data
2020-10-06Primeiro membro da banca
Wielewicki, Hamilton de Godoy
Segundo membro da banca
Stefani, Mônica
Terceiro membro da banca
Maggio, Sandra Sirangelo
Quarto membro da banca
Silva, Vera Lúcia Lenz Vianna da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese de doutoramento é uma pesquisa-ação que propõe uma sequência didática experimental com base em A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, peça mais conhecida de William Shakespeare. A partir do seguinte problema de pesquisa “como é possível trabalhar com um texto dramático e clássico na escola pública na atual realidade brasileira, promovendo uma educação mais estética e ética?”, dinamizamos esta experiência pedagógica durante o ano letivo de 2018 em uma turma de terceiro ano de ensino médio de uma escola da rede estadual de Santa Maria-RS. Nossos objetivos foram: analisar os efeitos dessas ações para esses alunos; ressignificar o processo de ensino/aprendizado de literatura e de teatro em sala de aula; desenvolver habilidades de leitura de textos literários; fomentar atividades que levem à desinibição do aluno e à melhoria de suas relações interpessoais; promover, ao alunos, a partir da leitura na íntegra de Hamlet, o desafio de se colocarem como personagem, desenvolvendo a alteridade; comparar a literatura brasileira e a literatura de outros lugares e mapear alguns dos problemas encontrados em sala de aula no desenrolar da pesquisa e explicar como eles foram contornados, sobretudo no que se refere a atividades de leitura. Nesta pesquisa-ação, os alunos dinamizaram atividades referentes à pré-leitura, à leitura e à interpretação e análise de Hamlet, além de criarem a própria adaptação a fim de ser encenada na escola. Para fundamentar teoricamente nosso trabalho, elaboramos também uma pesquisa bibliográfica sobre Shakespeare e seu tempo, uma problematização do papel da literatura em sala de aula atualmente e uma discussão das relações entre teatro e educação, visando contextualizar e conscientizar os alunos do valioso objeto de estudo que estamos utilizando. Durante o processo, identificamos alguns problemas de diferentes níveis, como uma certa dificuldade de leitura e interpretação de textos literários, falta de carga de leitura, lacuna de práticas de leitura em voz alta, problemas em memorizar falas e em pensar como personagens na encenação, desprestígio em termos de carga horária das disciplinas relacionadas à arte, pouco espaço para uma educação estética e a proposição de um paradigma utilitarista e conteudista nas disciplinas de literatura e de arte. Como resultados, notamos nos alunos uma melhora na capacidade de leitura tanto individual quanto em voz alta, o desenvolvimento de sensibilização de uma leitura literária e a promoção de uma educação estética, da alteridade, da desinibição e do trabalho em equipe, impactando positivamente o desempenho em outras disciplinas. Um indicador objetivo dos resultados desta pesquisa-ação foi o desempenho da escola no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM): comparado ao ano anterior, a posição da escola no estado subiu da 400ª posição para 280º. Ainda a performance em questões objetivas das áreas de Linguagens e de Ciências Humanas melhorou significativamente. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
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