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dc.contributor.advisorRabenschlag, Denis Rasquin
dc.creatorViana, Filipe Rios
dc.date.accessioned2016-10-04T10:38:37Z
dc.date.available2016-10-04T10:38:37Z
dc.date.issued215-12-04
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2213
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2015.por
dc.description.abstractIn order to remain competitive in their markets, companies need to adopt methods not previously applied to reduce costs. This work it is a case study with application of the Equivalent Annual Cost method to calculate the economic life of a transport truck model in a beverage industry in order to pinpoint the optimal time to replace it. Through projections of the behavior of costs and the devaluation of the vehicle, it was possible to create a cash flow and calculate the economic life of the vehicle. The results allowed us to identify the best time of replacement to the end of the sixth year of use as it is when costs are minimized. Thus, the economic life of the truck model in study comes to an end in six years, confronting the useful life of the asset, which is 10 years.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia econômicapor
dc.subjectVida econômicapor
dc.subjectCusto anualpor
dc.subjectUniforme equivalentepor
dc.subjectCaminhões de transportepor
dc.titleCálculo da vida econômica de caminhões de transporte em uma indústriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopor
dc.description.resumoCom o intuito de manterem-se competitivas em seus mercados, as empresas precisam adotar métodos antes não aplicados para reduzir custos. Este trabalho trata-se de um estudo de caso com aplicação do método do Custo Anual Uniforme Equivalente para calcular a vida econômica de um modelo de caminhões de transporte em uma indústria de bebidas, a fim de apontar o momento ótimo para substituí-lo. Através de projeções do comportamento dos custos e da desvalorização do veículo, foi possível criar um fluxo de caixa e calcular a vida econômica do modelo de veículo. O resultado permitiu identificar o melhor momento de substituição ao final do sexto ano de uso, pois é quando os custos são minimizados. Assim, a vida econômica do modelo de caminhão em estudo chega ao fim em seis anos, confrontando o período de vida útil do ativo, que é de 10 anos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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