dc.contributor.advisor | Matté, Volnei Antônio | |
dc.creator | Jorgens, Duâni Nallem | |
dc.date.accessioned | 2016-10-05T14:52:53Z | |
dc.date.available | 2016-10-05T14:52:53Z | |
dc.date.issued | 2010-10-28 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2223 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article presents the application of CmapTools – conceptual map editor – related to the teaching
of the Portuguese language. Is the theoretical basis of significant learning study of David Ausubel
and transferred it to a proposal for an educational object based on the fragmentation of the
sentence, by using a conceptual maps editor program Cmap Tools. This will demonstrate the
importance of transformational generative grammar in this context of study relating it to a new possibility of education based on a resource available on the Internet at no charge, contributing to education through new technologies in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CmapTools (editor de mapa conceitual) | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.title | O uso de mapas conceituais como processo de planejamento cognitivo para obtenção do conhecimento: regras de estruturas frasais da Língua Portuguesa | por |
dc.title.alternative | The use of conceptual maps as cognitive process of planning for obtaining of knowledge: rules of structures of Portuguese Language phrasal verbs | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a aplicação do CmapTools – editor de mapa conceitual – relacionado ao ensino da Língua Portuguesa. Será base teórica de estudo a aprendizagem significativa de David Ausubel transpondo-a para uma proposta de um objeto educacional baseado na fragmentação da frase, com o uso de um programa editor de mapas conceituais Cmap Tools.
Para isso, demonstrar-se-á a importância da gramática gerativa transformacional nesse contexto de estudo, relacionando-a com uma nova possibilidade de ensino baseado em um recurso disponível na internet de forma gratuita, contribuindo para o ensino, por meio de novas tecnologias no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |