Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCristino, Ana Paula da Rosa
dc.creatorJulkoski, Lucia Martini
dc.date.accessioned2016-10-06T14:02:30Z
dc.date.available2016-10-06T14:02:30Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2229
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyse the shared management between family and school in the realization of projects and school activities in a municipal instituition of Alpestre (RS). The methodology was the type case study and involved nineteen collaborators: eight teachers, seven parents, two imployees and two representatives of the Municipal Education Secretary. Opted for a qualitative approach and applied, a questionnaire with open questions. For the interpretation of the information, used simple categorization approximate of the content analysis. Observed in the reflection of staff consensus that partnership between family and school is one ways for democratic management with quality. The compromise for all through of the cooperative and responsibility work is critical for the success of the learning process. All the obstacles that hinder the progress of school activities need a combined and collaborative effort in the find solutions. The realization of projects developed with the participation of the school community, point for the construction of the school identity and the full education focused on the social live.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectParceriaspor
dc.titleParceria entre escola e família: desafios de uma gestão escolar compartilhadapor
dc.title.alternativePartnership between scooland and family – school management challanges of a sharedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo analisar a gestão compartilhada entre família e escola na realização de projetos e atividades escolares em uma instituição municipal do município de Alpestre (RS). A metodologia foi do tipo estudo de caso e participaram dezenove colaboradores: oito professores, sete pais, duas funcionárias e duas representantes da Secretaria Municipal da Educação. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo aplicado um questionário com perguntas abertas. Para a interpretação das informações se utilizou categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Constatou-se nas reflexões dos colaboradores um consenso de que a parceria entre a família e a escola é um dos caminhos para uma gestão democrática com qualidade. O comprometimento de todos através de um trabalho cooperativo e responsável é de suma importância para o êxito do processo ensino aprendizagem. Todos os entraves que dificultam o andamento das atividades escolares necessitam um esforço combinado e colaborativo na busca de soluções. A realização de projetos elaborados com a participação da comunidade escolar, apontam para a construção de uma identidade própria da escola e a educação plena focada para a vida em sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples