dc.contributor.advisor | Pereira, Adriana Soares | |
dc.creator | Janke, Leonir Cleomar | |
dc.date.accessioned | 2016-10-06T14:10:30Z | |
dc.date.available | 2016-10-06T14:10:30Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2230 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present work brings the results of a research and analysis of dates, which had as
objective identify the main contributions of the software application Avogadro in
chemistry subject on high school, in the School of the State Tiradentes from Santo
Ângelo –RS with the students of the first years of high school. The
avogadro software was used to develop the content of chemical bonds, molecular
geometry, polarity of molecules and water solubility of inorganic substances.
This software enables the creation and visualization of 3D molecules. Of the
four classes of first year of high school, two worked with the Avogadro software in
the computer lab developing the content on chemistry subject about
interatomic bonds, intermolecular bonds and physical properties of chemical
substances. In the other two classes the content was developed in the classroom
using only the resources of the textbook, green frame and dialogic lecture. After,
was applied test for all students in four classes. The analysis of the results
obtained by students in the assessment allows to conclude that the use of
Avogadro's program as a support tool for the development of content produces
satisfactory results. The use of this software provided a better understanding of the
interactions that occur between atoms to form a substance and the interactions that
occur between molecules of a substance or of different substances. The construction
of mental models enables the learner a better understanding of the ways
that atoms and molecules of substances interact. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Software Avogadro | por |
dc.subject | Modelos mentais | por |
dc.subject | Geometria molecular | por |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.title | Contribuições do software avogrado para a aprendizagem na disciplina de Química na Escola Tiradentes de Santo Ângelo - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa e análise dos dados que
tiveram como objetivo, identificar as principais contribuições da aplicação do
software Avogadro na disciplina de Química do Ensino Médio, na Escola da Rede
Estadual Tiradentes de Santo Ângelo/RS com os alunos das turmas do Ensino
Médio. O software Avogadro foi utilizado para o desenvolvimento do conteúdo
sobre ligações químicas, geometria molecular, polaridade das moléculas e
solubilidade em água das substâncias inorgânicas. Esse software possibilita a criação
e a visualização de moléculas em 3D. Das quatro turmas de primeiros Anos, duas
trabalharam com o software Avogadro no laboratório de informática desenvolvendo
o conteúdo na disciplina de Química sobre ligações interatômicas, ligações
intermoleculares e propriedades físico-químicas das substâncias. Nas outras duas
turmas o conteúdo foi desenvolvido em sala de aula usando apenas os recursos do
livro didático, quando-verde e aula expositiva dialogada. Após foi aplicada uma
avaliação idêntica para os alunos das quatro turmas. A análise dos resultados obtidos
pelos alunos na avaliação possibilita concluir que o uso do programa Avogadro
como ferramenta de apoio para o desenvolvimento do conteúdo produz resultados
satisfatórios. O uso deste software proporcionou um melhor entendimento das
interações que ocorrem entre os átomos para formar uma substância e as interações
que ocorrem entre as moléculas de uma mesma substância ou de substâncias
diferentes. A construção de modelos mentais possibilita ao educando uma melhor
compreensão das formas como os átomos e as moléculas das substâncias interagem
entre si. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |