Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorKrüger, Leonardo Germano
dc.date.accessioned2016-10-11T12:31:08Z
dc.date.available2016-10-11T12:31:08Z
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2236
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2005
dc.description.abstractThe objective of this investigation was to watch the professional performance of the futures physical education teachers. The used methodology based on the phenomenology. They participated of the investigation 22 enrolled academics in the Practical discipline of Teaching of the course of Physical Education of the Physical Education Center and Sports of the Federal University of Santa Maria-RS. Semistructured interview recorded and transcribed. For the analysis of the information the technique was used from the reduction phenomenology when emerging of the essences. In this way, the subject in your development way is a unitary person in order that he is constituted by your course in the path of the initial and personal professional development. This idea possible to understand the academic, professional future, and your choices at the university or out of him relating your way of the initial development, the job market and the actions developed in this lifetime. In those circumstances, our reflection needs to do part of the pedagogic construction of the teacher performance to understand and not to judge the actions and choices seeking accuse somebody and yes, to provide discussion spaces that look for other forms of developing tasks that understand the human being and your complexity. So Is important underline that along this lifetime we are on the way to reach our personal and professional objectives, but many don't feel bill that you/they are in that search and, a lot of times, they make comfortable, not accepting new challenges and new possibilities of to face and to look to himself and the own profession.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.titleDesvelando a atuação profissional em Educação Física através da percepção da trajetória acadêmicapor
dc.title.alternativeSense the professional performance in Physical Education through the perception of the academic wayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO objetivo desta investigação foi desvelar a atuação profissional dos futuros professores de Educação Física. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia. Participaram da investigação 22 acadêmicos matriculados na disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada. Para a análise das informações usou-se a técnica da redução fenomenológica para o emergir das essências. Dessa maneira, o sujeito em sua trajetória de formação é um ser unitário, que se constitui pelo seu percurso na trajetória da formação profissional inicial e pessoal. Este viés possibilitou entender o acadêmico, futuro profissional, e suas escolhas no ambiente universitário ou fora dele, relacionando a sua trajetória da formação inicial, o mercado de trabalho e as ações desenvolvidas neste período. Nesse sentido, a nossa reflexão precisa fazer parte da construção pedagógica da atuação docente para compreender e não julgar as ações e escolhas procurando culpabilizar alguém e sim, proporcionar espaços de discussão que busquem outras formas de desenvolver tarefas que compreendam o ser humano e sua complexidade. É importante frisar, portanto, que ao longo deste período estamos percorrendo caminhos para atingir os nossos objetivos pessoais e profissionais, mas muitos não se dão conta que se encontram nessa busca e, muitas vezes, acomodam-se, não aceitando novos desafios e novas possibilidades de enfrentar e olhar a si mesmo e a própria profissão.por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples