Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorKrüger, Leonardo Germano
dc.date.accessioned2016-10-18T11:56:17Z
dc.date.available2016-10-18T11:56:17Z
dc.date.issued2005-08-12
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2237
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis investigation aimed at to analyze the difficulties in the process of the parents' participation in the administration of the nucleus school of fundamental teaching of the Santa Maria-RS city. The same is characterized as a study of qualitative case, where we analyzed the pedagogic political project and the regiment of the School. Besides, we accompanied some meetings of the School Council and Council of Class Participation that it involved the parents' participation at school. We used observations, field diary and semi-structured interview with the directing team, teachers, parents, students and functionary taking into account the objective of this investigation. This investigation was a work accomplished in loco with the intention of knowing the daily of a public school of the rural zone, opening like this, possibilities for us to know the problems, the difficulties and the virtues of an institution and your actors in a reality little investigated and unknown of our part. We consisted that the parents' participation in the administration of the school is superficial due to conditional or barriers as, for instance, access of the parents at school because of transport, financial, for the time of service, problems of health and disinterestedness, as well as for the relationships of power among the actors that act at that school. Like this, our task in trying to understand the studied reality just looked for not to conform to with the same as if we were not part of her, but we hoped to be, in some way, participating and contributing to your reconstruction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe father’s participation in the administration of a nucleus school of the Santa Maria cityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo, onde analisamos o Projeto Político- Pedagógico e o Regimento da Escola. Além disso, acompanhamos algumas reuniões do Conselho Escolar e Conselho de Classe Participativo que envolveu a participação dos Pais na Escola. Utilizamos observações, diário de campo e entrevista semi-estruturada com a Equipe Diretiva, Professores, Pais, Alunos e Funcionários levando em conta o objetivo desta investigação. Esta investigação foi um trabalho realizado in loco com o intuito de conhecer o cotidiano de uma Escola pública da Zona Rural, abrindo assim, possibilidades para conhecermos os problemas, as dificuldades e as virtudes de uma instituição e seus atores numa realidade pouco investigada e, de certa forma, desconhecida da nossa parte. Constamos que a participação dos Pais na Gestão da Escola é superficial devido a condicionantes e/ou barreiras como, por exemplo, acesso dos Pais a Escola por motivos de transporte, financeiros, pelo tempo de serviço, problemas de saúde e desinteresse, bem como pelas relações de poder entre os atores que atuam nessa Escola. Assim, a nossa tarefa em tentar compreender a realidade estudada buscou não apenas conformar-se com a mesma como se não fizéssemos parte dela, mas esperamos estar, de alguma forma, participando e contribuindo para a sua reconstrução.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples