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dc.contributor.advisorLuz Júnior, Roberto da
dc.creatorKröning, Amália
dc.date.accessioned2016-10-18T14:22:33Z
dc.date.available2016-10-18T14:22:33Z
dc.date.issued2006-12-22
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2241
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2006.por
dc.description.abstractDeparting from the idea of the Cartesian paradigm exhaustion, the article discusses the importance of the challenges to be faced by the universities before the urgent need for a new model of thinking centered in the systemic (or holistic) vision. This model would lead to a broader academic perception of reality and remain, at the same time, truthful to its social function.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParadigma cartesianopor
dc.subjectConcepção sistêmicapor
dc.subjectDesafios universitáriospor
dc.titleOs desafios propostos pelo pensamento sistêmico e a resistência das instituições: uma análise do contexto universitáriopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoPartindo da idéia de esgotamento do paradigma cartesiano, o artigo discute a importância dos desafios a serem enfrentados pela universidade frente à emergência de um novo modelo de pensamento, centrado na visão sistêmica (ou holística), que objetiva uma percepção acadêmica mais ampla da realidade e, ao mesmo tempo, mais fidedigna à sua função social.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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