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dc.creatorBarcelos, Fabio André
dc.date.accessioned2021-10-18T19:31:39Z
dc.date.available2021-10-18T19:31:39Z
dc.date.issued2020-11-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22451
dc.description.abstractMany organizations maintain an incident response team to mitigate the damage caused by incidents and immediately restore digital services. However, few of them learn from past experiences in a systematic way that allows them not only to respond to security incidents in the organization, but to manage this knowledge. In addition, there is a shortage of experienced security professionals. In this sense, the case-based reasoning technique has been applied in the recovery of incident handling plans. This paper revisits this approach and proposes a process with improvements for its better efficiency: a new way to categorize incidents based on international categories and the IODEF and STIX standards, which contributes to the mapping of incidents to incident handling tools; and the use of more then one similarity function to increase the accuracy of case recovery, enhancing the reuse of past experiences in resolving new security incidents. A tool prototype that includes the improvements was developed. The experiments demonstrated high levels of precision in the reuse of cases, increasing the quality in the handling of incidents, as well as demonstrating the capacity for systematic knowledge management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTratamento de incidentespor
dc.subjectIODEFpor
dc.subjectSTIXpor
dc.subjectCBRpor
dc.subjectIncident handlingeng
dc.titleUm processo de suporte e tomada de decisão no tratamento de incidentes de segurançapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoMuitas organizações mantêm uma equipe de resposta a incidentes para mitigar os danos causados por incidentes e restaurar imediatamente os serviços digitais. Contudo, poucas delas aprendem com as experiências passadas de uma maneira sistemática que lhes permitam não apenas responder a incidentes de segurança na organização, mas gerir este conhecimento. Além disso, existe uma deficiência de profissionais experientes na área de segurança. Neste sentido, a técnica de raciocínio baseado em casos tem sido aplicada na recuperação de planos de tratamento de incidentes. Este trabalho revisita esta abordagem e propõe um processo com melhorias para sua melhor eficiência: uma nova maneira de categorizar incidentes com base em categorias internacionais e nos padrões IODEF e STIX, o que contribui no mapeamento de incidentes para ferramentas de tratamento de incidentes; e o uso de diferentes funções de similaridade para aumentar a precisão de recuperação de casos, potencializando o reuso das experiências passadas na resolução de novos incidentes de segurança. Um protótipo de ferramenta que inclui as melhorias foi desenvolvido. Os experimentos demonstraram altos níveis de precisão na reutilização de casos, aumentando a qualidade no tratamento de incidentes, bem como comprovam a capacidade de gestão sistemática do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Nunes, Raul Ceretta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947423722511295por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Luis Alvaro de Lima
dc.contributor.referee1Santos, Carlos Raniery Paula dos
dc.contributor.referee2Feitosa, Eduardo Luzeiro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818591019853034por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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