dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Klein, Angela Luciane | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T12:23:11Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T12:23:11Z | |
dc.date.issued | 2007-07 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2245 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present study had as propose to analize the pedagogic actions developed in
Environment Education in the Child Education in the Quinta da Estância farm,
located in the town of Viamão – RS. The data that leads this research were
obtained throught “field search” developed in the farm, so this research have an
exploring goal. Therefore, an interview was proposed with five monitors
responsible for the development of the activities with classes of the Child
Education. Draws were observed also, made by the kids before and after the
visitation time in the farm, with the theme: “what´s nature for you?”. This activity
was realized with four Child Education classes from Porto Alegre suburbs, when
they visited the farm on the first half of October of 2006. After the data and
researched bibliography analization, could be observed that the activities
developed in each project gived to the kindergarden classes were presented in a
proper way for this age, above all for offering methodology based on concrete
experiences. So must be emphasized that this activities contributes in a
significative way for the kinder development in cognitives and social terms, as like
to increase the environment knowledge. It can be verified, as an example, from the
incorporation of several natural elements in the draws made by the kids after the
visit. We can conclude in this way that environment education in the Child
Education realized in the Quinta da Estância Grande farm is a pedagogic pratice
with an innovating character, unique and direction principles glorified for a
formation of citizens that are worried with the future of the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas inovadoras | por |
dc.title | Educação ambiental na educação infantil: um estudo de caso na Fazenda Quinta da Estância Grande - Viamão/RS | por |
dc.title.alternative | Environmental education in child education: a study of case in the Quinta da Estância Grande Farm – Viamão – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como propósito analisar as ações pedagógicas
desenvolvidas em Educação Ambiental para a Educação Infantil na Fazenda
Quinta da Estância, localizada no município de Viamão – RS. Os dados que
orientam essa análise foram obtidos através de trabalho de campo, de caráter
exploratório, desenvolvidos na Fazenda. Dessa forma, realizou-se uma entrevista
com cinco monitores responsáveis pelo desenvolvimento das atividades com as
turmas da Educação Infantil. Analisou-se também, desenhos confeccionados por
crianças antes e após a visita na Fazenda, com o tema “Para você, o que é
natureza?”. Esta atividade foi realizada com quatro turmas de Educação Infantil
provenientes da região metropolitana de Porto Alegre que visitaram a Fazenda na
primeira quinzena de outubro de 2006. Após a análise dos dados e da bibliografia
pesquisada, foi verificado que as atividades desenvolvidas em cada projeto
proposto para as turmas de Educação Infantil apresentaram-se adequadas a essa
faixa etária, sobretudo, por oferecerem uma metodologia baseada nas
experiências concretas. Assim, deve-se enfatizar que estas atividades contribuem
de modo significativo para o desenvolvimento infantil, em termos cognitivos e
sociais, bem como para a ampliação de seu conhecimento ambiental. Isto pode
ser verificado, por exemplo, a partir da incorporação de diversos elementos
naturais nas gravuras realizadas pelas crianças após a visita. Conclui-se desse
modo que a Educação Ambiental para a Educação Infantil promovida na Fazenda
Quinta da Estância Grande é uma prática pedagógica com um caráter inovador,
diferenciado e que contempla princípios direcionados para a formação de
cidadãos preocupados com o futuro do meio ambiente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |