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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorKrassmann, Marle Concari
dc.date.accessioned2016-10-19T12:37:07Z
dc.date.available2016-10-19T12:37:07Z
dc.date.issued2007-10-05
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2246
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe present work was realized during the Post-Graduation in Specialization in Special Education: Cognitive Deficit and Deaf’s Education of Federal University of Santa Maria in convention with Áttila Taborda Foundation – URCAMP – São Borja’s campus. We developed this search aiming to verify television influence in changes in Special Education paradigms, in order to certify if the used approach helps on scholar inclusion process. That’s why we know that media influences, direct or indirectly, the televiewers’ behavior and attitudes through the programming. We realized the present search with seven teachers of a state public school of Maçambará municipal district, Rio Grande do Sul, which has students with deficiency matriculated on initial and final series of Elementary School. We have verified that media collaborates with the inclusion when it doesn’t exaggerate on emotional load of the presented facts, when it applies correct terms, when it checks the information that is repassed to the public, avoiding that incorrect or outdated expressions be divulged and disseminated. We can point out that the inclusion of a deficient person is not an easy and fast process, but it is slow and gradual, which requires big ruptures of all involved, what is necessary for the warranty that everybody have access and permanence in a school of quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectMídia televisivapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.titleA influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiênciapor
dc.title.alternativeThe media television influence on the scholar inclusion process of deficient peopleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de verificar a influência da mídia televisiva na mudança de paradigmas da Educação Especial, a fim de constatar se a abordagem utilizada auxilia no processo de inclusão escolar. Isso porque, pensamos que a mídia influencia, direta ou indiretamente, os comportamentos e as atitudes dos telespectadores através da programação. Realizamos a presente pesquisa com sete professores de uma escola pública estadual do município de Maçambará, Rio Grande do Sul, que têm alunos com deficiência matriculados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental. Constatamos que a mídia colabora com a inclusão quando não exagera na carga emocional dos fatos apresentados, quando aplica termos corretos, quando checa as informações a serem repassadas ao público, evitando que expressões incorretas ou ultrapassadas sejam divulgadas e disseminadas. Podemos salientar que a inclusão da pessoa com deficiência não é um processo fácil e rápido, mas lento e gradual, onde requer grandes rupturas de todos os envolvidos, o que é necessário para a garantia de que TODOS tenham acesso e permanência a uma escola de qualidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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