dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Krassmann, Marle Concari | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T12:37:07Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T12:37:07Z | |
dc.date.issued | 2007-10-05 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2246 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present work was realized during the Post-Graduation in Specialization in
Special Education: Cognitive Deficit and Deaf’s Education of Federal University of
Santa Maria in convention with Áttila Taborda Foundation – URCAMP – São Borja’s
campus. We developed this search aiming to verify television influence in changes in
Special Education paradigms, in order to certify if the used approach helps on
scholar inclusion process. That’s why we know that media influences, direct or
indirectly, the televiewers’ behavior and attitudes through the programming. We
realized the present search with seven teachers of a state public school of
Maçambará municipal district, Rio Grande do Sul, which has students with deficiency
matriculated on initial and final series of Elementary School. We have verified that
media collaborates with the inclusion when it doesn’t exaggerate on emotional load
of the presented facts, when it applies correct terms, when it checks the information
that is repassed to the public, avoiding that incorrect or outdated expressions be
divulged and disseminated. We can point out that the inclusion of a deficient person
is not an easy and fast process, but it is slow and gradual, which requires big
ruptures of all involved, what is necessary for the warranty that everybody have
access and permanence in a school of quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Mídia televisiva | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência | por |
dc.title.alternative | The media television influence on the scholar inclusion process of deficient people | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em
Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da
Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila Taborda –
URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos essa pesquisa com o objetivo de
verificar a influência da mídia televisiva na mudança de paradigmas da Educação
Especial, a fim de constatar se a abordagem utilizada auxilia no processo de
inclusão escolar. Isso porque, pensamos que a mídia influencia, direta ou
indiretamente, os comportamentos e as atitudes dos telespectadores através da
programação. Realizamos a presente pesquisa com sete professores de uma escola
pública estadual do município de Maçambará, Rio Grande do Sul, que têm alunos
com deficiência matriculados nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Constatamos que a mídia colabora com a inclusão quando não exagera na carga
emocional dos fatos apresentados, quando aplica termos corretos, quando checa as
informações a serem repassadas ao público, evitando que expressões incorretas ou
ultrapassadas sejam divulgadas e disseminadas. Podemos salientar que a inclusão
da pessoa com deficiência não é um processo fácil e rápido, mas lento e gradual,
onde requer grandes rupturas de todos os envolvidos, o que é necessário para a
garantia de que TODOS tenham acesso e permanência a uma escola de qualidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |