dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Klahr, Ana Paula dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-10-19T14:26:31Z | |
dc.date.available | 2016-10-19T14:26:31Z | |
dc.date.issued | 2007-12-12 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2248 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This search is the process of inclusion of deaf students in mainstream education in a
public school of São Borja. For both, sought to: identify how these students feel it is
received by colleagues and educators listeners, and the school community as a
whole, noting also the greatest difficulties encountered by teachers to work with deaf
students in the context of the classroom regularly. Similarly tried to get information for
the professional act in a manner beneficial, seeking the development and learning of
these students as they turned in a space education for students listeners. The
inclusion of the deaf in mainstream school is a very comprehensive, in which the
situation should be considered as a whole, from the reality of each place. That they
can assess the situation for deaf students in the classroom, there need information
about yourself, how is your situation daily for inclusion / exclusion in society as a
whole, discuss theories and practices from a sociocultural issue, the deaf is a subject
which supports in another language called Pounds, the language of signals. The
research was based on authors and materials available on the subject and a
questionnaire conducted with some teachers of regular education students and three
deaf. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura surda | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Língua de sinais | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RS | por |
dc.title.alternative | The inclusion of deaf pupils in public school of the city in São Borja – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino
regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato
direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa foi uma entrevista
semi-estruturada. Os sujeitos dividiam-se em dois grupos. Um grupo formado por
estudantes surdos e outro por professores ouvintes. Buscou-se identificar como
esses alunos sentem-se recebidos por colegas e educadores ouvintes, e a
comunidade escolar como um todo, verificando também as maiores dificuldades
encontradas pelos professores para trabalhar com alunos surdos no contexto de
sala de aula regular. Procurou-se conhecer a prática pedagógica desenvolvida pelos
profissionais ouvintes no processo de aprendizagem de alunos surdos num contexto
educativo voltado ouvintes. A inclusão de surdos em escola regular é um assunto
muito abrangente, em que a situação deve ser pensada como um todo, a partir da
realidade de cada local. Para que se consiga avaliar a situação dos alunos surdos
em sala de aula, necessita-se conhecer a cultura surda e o papel da língua de sinais
para a aprendizagem dos alunos surdos. Conhecer os processos de
inclusão/exclusão na sociedade; discutir práticas e teorias partindo de uma questão
sociocultural, em que o surdo é um sujeito que usa outra língua denominada Libras,
a Língua Brasileira de Sinais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |