Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCasarin, Melânia de Melo
dc.creatorKlahr, Ana Paula dos Santos
dc.date.accessioned2016-10-19T14:26:31Z
dc.date.available2016-10-19T14:26:31Z
dc.date.issued2007-12-12
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2248
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis search is the process of inclusion of deaf students in mainstream education in a public school of São Borja. For both, sought to: identify how these students feel it is received by colleagues and educators listeners, and the school community as a whole, noting also the greatest difficulties encountered by teachers to work with deaf students in the context of the classroom regularly. Similarly tried to get information for the professional act in a manner beneficial, seeking the development and learning of these students as they turned in a space education for students listeners. The inclusion of the deaf in mainstream school is a very comprehensive, in which the situation should be considered as a whole, from the reality of each place. That they can assess the situation for deaf students in the classroom, there need information about yourself, how is your situation daily for inclusion / exclusion in society as a whole, discuss theories and practices from a sociocultural issue, the deaf is a subject which supports in another language called Pounds, the language of signals. The research was based on authors and materials available on the subject and a questionnaire conducted with some teachers of regular education students and three deaf.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura surdapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RSpor
dc.title.alternativeThe inclusion of deaf pupils in public school of the city in São Borja – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoA presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa foi uma entrevista semi-estruturada. Os sujeitos dividiam-se em dois grupos. Um grupo formado por estudantes surdos e outro por professores ouvintes. Buscou-se identificar como esses alunos sentem-se recebidos por colegas e educadores ouvintes, e a comunidade escolar como um todo, verificando também as maiores dificuldades encontradas pelos professores para trabalhar com alunos surdos no contexto de sala de aula regular. Procurou-se conhecer a prática pedagógica desenvolvida pelos profissionais ouvintes no processo de aprendizagem de alunos surdos num contexto educativo voltado ouvintes. A inclusão de surdos em escola regular é um assunto muito abrangente, em que a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local. Para que se consiga avaliar a situação dos alunos surdos em sala de aula, necessita-se conhecer a cultura surda e o papel da língua de sinais para a aprendizagem dos alunos surdos. Conhecer os processos de inclusão/exclusão na sociedade; discutir práticas e teorias partindo de uma questão sociocultural, em que o surdo é um sujeito que usa outra língua denominada Libras, a Língua Brasileira de Sinais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples