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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorScheffler, Vera Beatriz Bauer
dc.date.accessioned2016-10-21T12:55:23Z
dc.date.available2016-10-21T12:55:23Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2256
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work is a reflection of the discourses of educational policies and their implications in power relations of school spaces. In this sense, this monograph objective analyze the character antagonist of educational reforms e your implications in the power relations school space. The analyze going of the follow-on problematical: the extent to which the management, on the antagonistic character of educational reforms, can organize relations that permeate the school spaces to institute democratic management of public schools? For this relied on a qualitative approach using the procedure of the research literature, thus presenting the interpretation of a reality in works relevant to the academic world. Among the studies was chosen by the theoretical bases of changes and challenges of the proposed democratic school management, as well as the guidelines and bases for national education and legislation that support our theme. Taking the management as a field, it has the need to understand its genesis and social relations on the power and its implications in school spaces. One can score an outlet for the power relations that are woven in school, to hypothesize horizontal management pathways in the organization of school spaces. In this case, the organization of school is think nor for line vertical, closed, isolate in itself, but the contrary, oriented on democratic principles. At take references the school it open for the different opinions, reinterpretation the denote (explicit and implicit) means of continuous and complex processes of exchange negotiation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectVias horizontaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleAs vias horizontais de gestão: a reestruturação das relações de poder na escolapor
dc.title.alternativeHorizontal pathways management: the restructuring of power relations in schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é uma reflexão dos discursos das políticas educacionais e suas implicações nas relações de poder dos espaços da escola. Nesse sentido, esta monografia objetiva analisar o caráter antagônico das reformas educacionais e suas implicações nas relações de poder nos espaços escolares. A análise partiu da seguinte problemática: em que medida a gestão, diante do caráter antagônico das reformas educacionais, pode organizar as relações que permeiam nos espaços escolares para instituir a gestão democrática da escola pública? Para tanto, apoiouse na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando assim a interpretação de uma realidade com base em obras relevantes do universo acadêmico. Dentre os estudos optou-se pelas bases teóricas das mudanças e desafios da proposta democrática da gestão escolar, como também as diretrizes e bases da educação nacional e da legislação que embasam a nossa temática. Tomando a gestão como campo, tem-se a necessidade de compreender sua gênese social e as relações acerca do poder e suas implicações nos espaços escolares. Pode-se pontuar uma saída para as relações de poder que se tecem na escola, ao lançar a hipótese de vias horizontais de gestão na organização dos espaços escolares. Nesse caso, a organização da escola é pensada não por uma linha vertical, fechada e isolada em si mesma, mas ao contrário, orientada nos princípios democráticos. Ao tomar essa referência a escola se abre para as diferentes opiniões, reinterpretando os significados (explícitos e implícitos) mediante contínuos e complexos processos de intercâmbio e negociação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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