dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Zottele, Maria Helena Bottari | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T13:27:07Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T13:27:07Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2257 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The introduction of the computer in the school environment has been causing changes in the
teaching-learning process that demand new positions to face this reality. The student learns
how to use the computer as an educational tool able to improve his/her learning, becoming
an active agent of this process, while the teacher assumes the role of a mediator/facilitator of
the teaching-learning process. This article brings a brief study focusing on informatics
laboratory as a pedagogical didactic resource and intends to analyze the limits and
possibilities in the public school. For that, a qualitative, theoretician-empiricist survey was
carried out in a municipal public school of Cachoeira do Sul. The results show that althougt
there are some limitations the informatics laboratory used with an appropriate methodology,
it becomes an effective pedagogical tool in the development of cognitive ability, motor
coordination, and provide the digital inclusion of students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Laboratório de informática | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Estudo dos limites e possibilidades do uso do laboratório de informática em uma escola pública municipal de Cachoeira do Sul | por |
dc.title.alternative | Study of the limits and possibilities of the use of a informatics laboratory in public school hall of Cachoeira do Sul | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A introdução do computador no ambiente escolar está acarretando mudanças no processo de ensino-aprendizagem que exigem novas posturas diante dessa realidade. O aluno aprende a utilizar o computador como uma ferramenta educacional capaz de melhorar o seu aprendizado tornando-se um agente ativo deste processo e o professor assume o papel de facilitador/mediador do ensino-aprendizagem. Este artigo traz um breve estudo focalizando o laboratório de informática como um recurso didático pedagógico e pretende analisar seus limites e possibilidades na escola pública. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa de caráter teórico-empírico em uma escola da rede pública municipal de Cachoeira do Sul. Os resultados mostram que embora existam algumas limitações, o laboratório de informática utilizado com uma metodologia adequada, torna-se uma eficiente ferramenta pedagógica no
desenvolvimento da habilidade cognitiva, coordenação motora, além de proporcionar a
inclusão digital dos alunos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |