dc.contributor.advisor | Gregori, Roberto de | |
dc.creator | Zaparoli, Ronaldo | |
dc.date.accessioned | 2014-05-06T15:17:51Z | |
dc.date.available | 2014-05-06T15:17:51Z | |
dc.date.issued | 2013-01-19 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/225 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This work presents the way that the information technology can contribute to the Municipal Education Management through its tools. The work is divided in six chapters, dealing respectively of: introduction, research problem, objectives, theoretical foundations, methodological procedures and closing remarks. Through theoretical foundations, information was collected to give support to the theme through articles published in magazines, news of newspapers, books and publications made on the internet. The field study was conducted primarily through the elaboration of roadmaps interviews, applied to professionals involved in the education area of the municipality of Cacique Doble. It was possible to verify the existence of the Software Procergs School, in operation and observe how it is used.Information such as pass, fail and drop out of the Municipal School of Basic Education Ivone Salete Peruzzolo Demartini, which are accompanied by the Municipal Education and Culture (SMEC), were utilized, being possible evaluate changes in the indicators in the years 2000 to 2003 and 2011. This school represents all the possible realities of the students that integrate the municipal schools. Regarding the methodology, the qualitative method was adopted and the type of research is exploratory. The work does not exhaust the topic presented, but the objective is to explore the subject in order to collaborate with the society as a whole,
supplying it with information that will can provide improvement in the Municipal Educational Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão educacional municipal | por |
dc.title | Gestão da educação: a atuação da informática como ferramenta facilitadora do controle e da melhoria dos indicadores do processo de ensino aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a forma pela qual a informática pode contribuir com a Gestão Educacional Municipal através de suas ferramentas. O trabalho está dividido em seis capítulos, tratando respectivamente de: introdução, problema de pesquisa, objetivos, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e considerações finais. Através da fundamentação teórica, coletaram-se informações para dar sustentação ao tema tratado, por meio de: artigos publicados em revistas, notícias de jornais, livros e publicações feitas na internet. O estudo de campo foi conduzido, primeiramente, através da elaboração de roteiros
de entrevistas, aplicadas a profissionais ligados à área de educação do município de CaciqueDoble. Foi possível constatar a existência do Software Procergs Escola, em funcionamento e observar como o mesmo é utilizado. Dados como aprovação, reprovação e evasão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ivone Salete Peruzzolo Demartini, que são acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), foram aproveitados, sendo possível
avaliar mudanças nos indicadores nos anos de 2000 a 2003 e 2011. Essa escola representa todas as realidades possíveis dos alunos que integram a rede municipal de ensino. Quanto à metodologia, foi adotado o método qualitativo e o tipo de pesquisa é a exploratória. O trabalho não pretende esgotar o tema apresentado, mas objetiva-se explorar o assunto de forma a colaborar com a sociedade como um todo, prestando-lhe informações que poderão proporcionar melhoria na Gestão Educacional Municipal. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |