Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoal, Eronita Ana Cantarelli
dc.creatorPrevedello, Jocelaine Pivetta
dc.date.accessioned2016-10-22T11:57:31Z
dc.date.available2016-10-22T11:57:31Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2262
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study discusses the importance of reading and how technology influences it. The methodology used was the study of books and papers regarding the issue. Besides, a survey was conducted with the students of the 1st year of high school of the Escola Estadual de Educação Básica Dom Antonio Reis in the city of Faxinal of Soturno. We used a questionnaire and analysis of results in order to obtain a profile of the students’ reading habits in the era of technological innovations. Furthermore, we focused on the data collected from the faculty through the application of a questionnaire to see what they think of the influence of technology on the students’ reading habits as well as the challenges faced by them in their daily work. The survey revealed that the students’ reading habit and appreciation is very low. Despite Internet is inserted into everyday life of students, the press media is still the most used source for reading. When students use the computer, most part of the time it is used for entertainment and not for research. Teachers emphasized the importance of reading in the intellectual and cultural life. They stressed that young people read little because they lack the habit of reading and because they are increasingly influenced by computer. They recognize that the practice of reading has changed with the advent of new technologies and they are not well prepared to use the diverse information technologies and communication thus they need continuing education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologiapor
dc.titleA importância da leitura e a influência das tecnologiaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo aborda a importância da leitura e a influência das tecnologias na mesma. A metodologia utilizada foi o estudo de artigos e livros envolvendo o tema em questão. Também foi feita uma pesquisa com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis da cidade de Faxinal do Soturno, através de um questionário e análise dos resultados, a fim de traçar um perfil do hábito de leitura dos mesmos na era das inovações tecnológicas. Enfoca ainda dados coletados do corpo docente, através da aplicação de um questionário, para verificar o que pensam sobre a influência das tecnologias no hábito de leitura dos alunos, bem como os desafios enfrentados pelos mesmos em seu cotidiano profissional. A pesquisa revelou que o índice do hábito e do gosto pela leitura, nos alunos, é muito baixo. Apesar de a Internet estar inserida no cotidiano estudantil, a mídia impressa ainda é a fonte mais utilizada para leitura. Quando os alunos utilizam o computador, o maior tempo é destinado para entretenimento e não para pesquisa. Os docentes, por sua vez, enfatizaram a importância da leitura na formação intelectual e cultural. Salientaram que os jovens leem pouco porque não possuem o hábito da leitura e porque estão cada vez mais influenciados pelo computador. Reconheceram que a prática da leitura modificou-se com o advento das novas tecnologias e que estão pouco preparados para se apropriarem das diversas tecnologias da informação e comunicação, necessitando de formação continuada.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples