Análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Dom Pedrito
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-31Primeiro membro da banca
Mainardi, Caroline Ferreira
Segundo membro da banca
Coronel, Daniel Arruda
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades enfrentadas no município de Dom Pedrito para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tanto do ponto de vista dos gestores públicos quanto da perspectiva dos agricultores familiares locais. Esse programa, instituído por meio da Lei n. 11.947, de 2009, estipula que, no mínimo, 30% dos recursos do PNAE sejam destinados para a compra de produtos oriundos da agricultura familiar local. Em termos metodológicos, o estudo pode ser classificado como qualitativo quanto à sua abordagem, aplicado quanto à sua natureza e exploratório e descritivo quanto aos seus objetivos. Considerando essas definições, a coleta foi realizada de forma bibliográfica e documental para a obtenção dos dados secundários. Para a coleta de dados primários foram aplicadas entrevistas semiestruturadas aos agentes públicos e aos agricultores familiares. Quanto aos resultados, observou-se que alguns empecilhos são conhecidos por ambas as categorias, como a dificuldade de acesso que os produtores possuem para entregar suas mercadorias na área urbana, desde as distâncias necessárias a percorrer até as condições das estradas rurais do município. O fracionamento na entrega e a necessidade de haver outras formas de subsídio aos produtores rurais também se mostraram dificultosos para o bom desempenho do PNAE, como também a falta de documentação por parte de alguns agricultores. Outras dificuldades estão relacionadas a produção insuficiente dos alimentos necessários às escolas municipais e as condições climáticas, quando levado em consideração as chuvas, secas e intempéries. Do ponto de vista dos gestores da Prefeitura Municipal e também da EMATER, se fazem necessárias formas de financiamento aos agricultores, seja por meio de fortalecimento de políticas já existentes, seja por novas formas de financiamento público, além da necessidade de melhorias na infraestrutura e na logística de entrega dos alimentos nas escolas municipais. A partir disso, constatou-se a ausência de um planejamento conjunto para a produção adaptada às necessidades das escolas municipais e os produtores rurais. Para isso, se torna necessário mapear a produção e alinhar às necessidades das escolas municipais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: