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dc.contributor.advisorLübeck, André
dc.creatorFernandes, Caroline Spibida
dc.date.accessioned2021-11-19T14:07:00Z
dc.date.available2021-11-19T14:07:00Z
dc.date.issued2020-08-20
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22855
dc.description.abstractThis study presents the design of a steel-concrete composite floor with beams with holes in the web. The work starts from a bibliographic review that introduces the elements of a composite floor, highlighting its constructive aspects, structural behavior, and design rules, according to the Brazilian Standard NBR 8800:2008. The review is limited to a shored structure, aiming the lowest possible heights for both slabs and beams. Based on a simplified building, the slabs were defined as simply supported one-way slabs, and their final heights were 100 mm for the roof floor and 120 mm for the typical floors, with a difference caused by the live loads. The beams were separated into five types of loading – G1, G2, G3, G4 and G5 – with variations for the typical floor and roof floor, totaling ten variations. The beams are dimensioned, emphasizing the step-by-step procedure for the G5 beams, which are the most loaded, so that this document serves as a theoretical reference in the future. Finally, the detailing of the holes is done for G2, G3 and G5 beam types from the typical floor in two different situations and comparing circular, square, and rectangular hole shapes. In general, the conditioning factors for the design process were the span size and the vertical displacement limits. In addition, circular holes have an advantage when compared to other shapes because they do not require additional shear connectors.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectPavimento misto aço-concretopor
dc.subjectAberturaspor
dc.subjectEstruturas mistaspor
dc.subjectVigaspor
dc.subjectBeamseng
dc.subjectComposite structureseng
dc.subjectHoleseng
dc.subjectSteel-concrete composite flooreng
dc.subjectDesigneng
dc.titleDimensionamento de um pavimento misto aço-concreto com aberturas na alma das vigaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o dimensionamento de um pavimento misto aço-concreto com aberturas na alma das vigas. O trabalho parte de uma revisão bibliográfica que introduz os elementos de um pavimento misto, destacando seus aspectos construtivos, comportamento estrutural e dimensionamento, baseado nos preceitos da NBR 8800:2008. A revisão limita-se a aspectos de dimensionamento de uma estrutura escorada, visando a obtenção de lajes e vigas com as menores alturas possíveis. A partir de um edifício modelo, as lajes foram definidas como biapoiadas, e suas alturas finais foram 100 mm para as lajes do pavimento de cobertura e 120 mm para as lajes do pavimento tipo, com diferença ocasionada pelas sobrecargas de uso. As vigas foram separadas em cinco tipos de carregamento – G1, G2, G3, G4 e G5 – com variação para o pavimento tipo e para a cobertura, totalizando dez variações. As vigas são dimensionadas enfatizando-se o passo-a-passo do procedimento para as vigas G5, que são as mais carregadas, de maneira que este documento sirva como um referencial teórico no futuro. Por fim, o detalhamento das aberturas é feito para as vigas G2, G3 e G5 do pavimento tipo em duas situações diferentes e comparando três formatos de aberturas; circular, quadrado e retangular. De forma geral, os fatores condicionantes para o dimensionamento foram o tamanho do vão e os limites de deslocamento vertical. Além disso, as aberturas circulares apresentam vantagem quando comparadas aos outros formatos por não exigirem conectores adicionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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