dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Kunzler, Nelcí Andreatta | |
dc.date.accessioned | 2016-11-01T14:42:13Z | |
dc.date.available | 2016-11-01T14:42:13Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2287 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article addresses some reflections on the methodology of learning projects, its
theoretical reference and the relationship of it with the media in education. The
objective was to understand possible assumptions for the enforcement of significant
learning experiences through this methodology, seeking to realize deficiencies and
barriers that are present in school as well as possible gains when its implementation
takes place in schools. The research methodology was made through the experience of
learning projects as a high school class and from readings of bibliographical references
on the subject. The main conclusion that can be stated with this research is that being
protagonist of its learning and departing from its curiosity, the student is more likely to
learn effectively, in addition to building itself as a researcher, a necessary condition for
all learning. To this end, promoting educational experiences in school through
contextualized projects is essential, focusing on the teacher's role in mediation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Projetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Mídias | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Projetos de aprendizagem e as mídias: novas implicações no processo de ensinar e aprender | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda algumas reflexões em torno da metodologia de projetos
de aprendizagem, seu referencial teórico e a relação desta com as mídias na educação. O
objetivo foi compreender possíveis pressupostos para a efetivação de aprendizagens
significativas através desta metodologia, buscando perceber carências e entraves que
estão presentes na escola, assim como possíveis ganhos ao se dar a implementação da
mesma nas escolas. A metodologia da pesquisa deu-se através da experiência dos
projetos de aprendizagem como uma turma de ensino médio e de leituras de referências
bibliográficas em torno do tema. A principal conclusão que se pode afirmar com esta
pesquisa é que sendo protagonista de sua aprendizagem e partindo de sua curiosidade, o
educando terá maiores possibilidades de aprender efetivamente, além de construir-se
pesquisador, condição necessária para toda aprendizagem. Para isso, promover na
escola vivências educativas através de projetos contextualizados é fundamental, focando o papel do professor na mediação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |