Educação musical, Pedagogia e estágio supervisionado: encontros formativos presenciais e virtuais
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Data
2020-12-10Primeiro membro da banca
Cernev, Francine Kemmer
Segundo membro da banca
Souza, Zelmielen Adornes de
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Esta dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), ao grupo de pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical e ao Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação (LEM/CE). Com a investigação, buscou-se compreender como a Educação Musical pode ser potencializada nos planejamentos de estudantes-estagiárias do curso de Pedagogia/Noturno, a partir de um grupo de formação. Foram delineados como objetivos específicos: problematizar a Educação Musical junto com as estudantes-estagiárias que compõem o grupo formativo; conhecer as perspectivas que conduzem às práticas musicais de estudantes-estagiárias do curso de Pedagogia/Noturno na escola de Educação Básica; e entender as contribuições formativas decorrentes da constituição de um grupo, com encontros presenciais e por meio de tecnologias digitais. A pesquisa teve como aporte metodológico a investigação-ação educacional (BELLOCHIO, 2000; CARR; KEMMIS, 1988; KEMMIS; MCTAGGART, 1988), que foi desenvolvida por meio de encontros formativos, presenciais e de tecnologias digitais, em Educação Musical, com um grupo de estudantes-estagiárias do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da UFSM. A revisão da literatura fundamentou-se em Souza, Z. (2018), Bellochio e Souza (2017); Cernev (2015; 2013); Werle (2014; 2010), Bellochio e Garbosa (2014) Gohn (2013), Cuervo (2012); Oliveira (2011) e outros. Os encontros formativos foram pensados e organizados pelas participantes, de forma ativa, participativa e colaborativa, no decorrer das reuniões – presenciais e virtuais – do grupo. O desenvolvimento investigativo foi conduzido pela espiral auto-reflexiva (KEMMIS; MCTAGGART,1988). Como instrumentos de produção de dados, foram utilizadas narrativas orais e escritas. Dentre os resultados, destacam-se as reflexões decorrentes das análises de quatro ciclos, os quais são considerados ciclos dilemáticos vivenciados pelas participantes durante a realização do Estágio Supervisionado (ES) e sua atuação docente na Educação Básica. São eles: (1) Docência em Música e suas Relações; (2) Repertório Musical e Recursos Formativos; (3) Contexto escolar e articulações entre aprendizagens na prática pedagógica; (4) Tempo e suas mediações. A busca por entendimentos e superações destes aspectos foi essencial para as discussões e reflexões e, além disso, tornou-se um dispositivo condutor das ações e dos planejamentos em Educação Musical. A constituição de um espaço formativo musical participativo e colaborativo mostrou-se como um lócus de diálogos e de trocas de experiências docentes, comungando com diferentes perspectivas e aproximando-se por meio dos dilemas compartilhados no grupo. Assim, foi possível perceber a ampliação dos modos de pensar e de fazer música durante o processo de desenvolvimento do ES e a construção da docência em Música.
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