Condição de existência de um triângulo: uma abordagem via fluxogramas
Visualizar/ Abrir
Data
2020-02-27Primeiro membro da banca
Magnago, Karine Faverzani
Segundo membro da banca
Doering, Luisa Rodríguez
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho apresentamos uma sequência didática que versa sobre o tema: condição de existência de um triângulo, com enfoque por meio de fluxogramas. Para tanto foi realizada uma pesquisa sobre o tema no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguida de uma apreciação de documentos legais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG), Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos, aplicamos e avaliamos uma sequência didática composta de quatro atividades em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Santa Maria, em uma turma de 7º ano, com 26 alunos. O uso de fluxogramas se mostrou de fácil entendimento aos alunos e acreditamos ser um bom recurso na elaboração de esquemas e resumos de atividades que necessitam uma ordem de execução. Percebemos ainda o incentivo no diálogo e na defesa de opinião que as atividades propiciaram, questão que acreditamos ser fundamental no desenvolvimento de nossos estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: