Educação ambiental: o papel socioambiental dos catadores atuantes no município de Santiago, RS
Resumo
O presente trabalho é apresentar as concepções ambientais, o papel da representação socioambiental e a valorização dos catadores atuantes no município de Santiago, RS, que exercem suas atividades na Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago (ARPES). Demonstrando, assim a atual realidade desses, quanto a sua forma de trabalho, seu conhecimento sobre Educação Ambiental e sua representatividade socioambiental. A pesquisa ocorreu em cinco etapas iniciando com estudo e pesquisa bibliográfica; escolha de metodologias qualitativas para coleta dos dados (estruturação da entrevista e questionário) e técnica metodológica para análise dos dados; reconhecimento do local e realização da entrevista; análise dos dados junto da bibliografia; apresentação da pesquisa aos catadores. O debate dos resultados a partir das falas dos entrevistados foi confrontado através da técnica de método descritivo e explicativo junto da bibliografia de referência. Para a construção do questionário qualitativo aplicado na entrevista, constitui-se em oito perguntas que são aplicadas para cinco pessoas sem identificação de dados pessoais, sendo três mulheres e dois homens escolhidos aleatoriamente. Para a pesquisa ter caráter qualitativa, realiza-se uma coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada acompanhada de um questionário aberto e a observação. As questões apresentadas no questionário aberto são: as atuais políticas públicas em prol dos catadores no município; a qualidade de vida e no trabalho; preconceitos e limitações constatadas durante a atividade; e sua percepção ambiental relacionada com a sua valorização socioambiental de sua profissão Observou-se que as problemáticas apresentados na pesquisa resultou em reflexões sobre os resultados construindo debates que podem ser assunto em novas pesquisas e aprofundados sobre o tema. Sendo possível o desenvolvimento de novas práticas que visem auxiliar para diagnóstico e criação de novos projetos práticos voltados para a Educação Ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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