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dc.creatorThomé, Belisario Antonio
dc.date.accessioned2021-11-26T18:32:48Z
dc.date.available2021-11-26T18:32:48Z
dc.date.issued2021-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23023
dc.description.abstractThe market for electric vehicles (EV) in Brazil is still insignificant when compared to the existing fleet in countries in Europe, China and the United States, where there has been significant growth in recent years. Brazil represents an important automotive market, and it could be very significant in what concerns to opportunities for national and foreign investors, if a policy for electric vehicles were planned in the future, considering that one of the limiting factors for the growth of this market is related to the high price of the electric vehicle in the country. In what concerns the acquisition of EV, public agencies have the advantage of tax exemptions, which reduces the acquisition cost and provides significant savings with supply and maintenance when compared to their fleet of vehicles with internal combustion engines, when replaced by electric vehicles. The main motivation for this case study is the opportunity to reduce the fixed expenses of Public Agencies. The feasibility analysis of this case study demonstrates, by comparing combustion and electric vehicles, identifying the elements that can contribute to the decision regarding the replacement of the existing fleet, a significant saving in fuel expenses. The study addresses the case of the vehicle fleet of ALA 4 - Unit of the Air Base of Santa Maria, in which the transition from a fleet powered by internal combustion to an electric one is evaluated, considering only the energy aspects. Based on the data collected from these vehicles in the period from January to December 2019, a comparison between the costs of fueling diesel and gasoline with the costs for recharging the batteries of electric vehicles in the Military Base's electrical network will be presented. Two possibilities for recharging EVs will be presented as well. The first, through the electricity supplied by the Distributor and the second using the energy generated by the photovoltaic plant in the Military Unit. The reduction in expenses with the replacement of the fleet by EV are expressive in both scenarios, compared to the costs of supplying the internal combustion vehicles of the current fleet, with gasoline and diesel.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.subjectSistemas de distribuição de energia elétricapor
dc.subjectImpactos técnicospor
dc.subjectElectric vehicleseng
dc.subjectDistribution systemseng
dc.subjectElectricity distribution systemseng
dc.subjectTechnical impactseng
dc.titleVeículos elétricos em órgãos públicos: metodologia para substituição gradual da frota a combustão por veículos elétricospor
dc.title.alternativeElectric vehicles and government offices: a methodology for the gradual transition of internal combustion fleet to an electric fleeteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é insignificante quando comparado com a frota existente em países da Europa, China e Estados Unidos, onde o crescimento tem sido significativo nos últimos anos. O Brasil é um importante mercado automotivo e poderia ser representativo em termos de oportunidades para investidores nacionais e estrangeiros, se uma política de adoção de veículos elétricos fosse adotada no futuro tendo em vista que um dos fatores limitantes para o crescimento desse mercado está relacionado com o elevado preço do veículo elétrico (VE) no país. No que toca à aquisição de VE, os órgãos públicos possuem o benefício de usufruir de isenções fiscais, reduzindo o custo de aquisição e proporcionando uma economia significativa com abastecimento e manutenção de suas frotas de veículos com motor a combustão interna, com a substituição por veículos elétricos. A Principal motivação para o estudo de caso é a oportunidade de redução de gastos fixos dos Órgãos Públicos. A análise de viabilidade deste estudo de caso demonstra, pela comparação entre veículos a combustão e elétricos, os elementos para decisão de eletrificação da frota existente, com uma redução expressiva de despesas com combustíveis. O estudo aborda o caso da frota veicular da ALA 4 - Unidade da Base Aérea de Santa Maria, na qual se avalia a transição de uma frota movida a combustão interna para a elétrica, considerando apenas os aspectos energéticos. A partir do levantamento de dados destes veículos no período de janeiro a dezembro de 2019 será apresentado o comparativo de custos de abastecimento com diesel e gasolina com os custos para recarga das baterias dos veículos elétricos na rede elétrica da Base Militar. Serão apresentadas duas possibilidades para a recarga dos VE. A primeira, através da energia elétrica fornecida pela Distribuidora e a segunda utilizando a energia gerada pela planta fotovoltaica existente na Unidade Militar. A redução de despesas mensais com combustíveis, decorrentes da substituição da frota por VE, são expressivas em ambos os cenários, comparado com os custos de abastecimento dos veículos a combustão da frota atual, com gasolina e diesel.por
dc.contributor.advisor1Canha, Luciane Neves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991878627141193por
dc.contributor.referee1Bernardon, Daniel Pinheiro
dc.contributor.referee2Ramos, Lucas Feksa
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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