dc.contributor.advisor | Dal-Forno, Josiane Pozzatti | |
dc.creator | Kunzler, Odair José | |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T11:06:34Z | |
dc.date.available | 2016-11-07T11:06:34Z | |
dc.date.issued | 2012-12-08 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2307 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The article herein presented is the product of a study that examines the barriers that are imposed to public school teachers of Santo Augusto-RS public teaching regarding the use of TIC in educational context. Based on information collected through interdisciplinary questionnaires applied to teachers from three local schools, we identified the barriers that restrict the use of technological tools in the local scene and in possession of the relevant theoretical arguments, this reality was compared to others. Thus, it was found that the difficulties faced by teachers in the use of existing technologies has been primarily responsible for this gap. It is pertinent in this case, find ways that enable the integration of TIC into the classroom, through continuing education programs and incentive policies aimed at enhancement of public teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Obstáculos | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Panorama da educação em Santo Augusto - RS: obstáculos que afastam as tecnologias da informação e da comunicação da sala de aula | por |
dc.title.alternative | Panorama of education in Santo Augusto-RS: obstacles that deviate information and communication technologies from the classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo que ora se apresenta é produto de um estudo que analisa as barreiras que se impõem aos professores da rede pública de ensino de Santo Augusto-RS no que se refere à utilização das TIC em contexto educacional. Com base nas informações coletadas através de questionários interdisciplinares aplicados a professores de três escolas municipais, identificou-se os obstáculos que restringem o uso das ferramentas tecnológicas no cenário local e, de posse dos argumentos teóricos pertinentes, esta realidade foi comparada a outras. Assim, verificou-se que as dificuldades encontradas pelos docentes no que tange o domínio das tecnologias existentes tem sido o principal responsável por esse distanciamento. É pertinente, nesse caso, encontrar meios que possibilitem a integração das TIC à sala de aula, através de programas de educação continuada e políticas de incentivo voltadas à valorização do magistério público. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |