Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHildebrand, Hermes Renato
dc.creatorKnebel, Flávia Cristina Martins
dc.date.accessioned2016-11-07T11:17:30Z
dc.date.available2016-11-07T11:17:30Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2308
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article aims to report the pedagogical experience of social networks and its uses in the process of interaction, reading and writing, as ways to reflect the objects of study in Portuguese Language. It was tried a theoretical approach that could allow to understand the socio-historical and cultural process which were responsible for real changes in modes of perception, interaction and the established relationship with the new knowledge innate from the technological contemporaneity. Inside this new “sphere of changes” in constant movement, the study of language in its contexts of use is seen as fundamental. Embracing the concept of dialogism, by which the subject is constituted through the alterity; and the concept of hypertext, as a space where multiple languages meet each other in order to reframe, organize and reorganize knowledge. The relationship established between the subjects, the great amount variety of their utterances and discourses were important guidance elements in performing this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.titleO uso das redes sociais para o ensino e aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa: refletindo distanciamentos e aproximaçõespor
dc.title.alternativeThe usage of social networks in Portuguese Language for teaching and learning: a reflection on detachments and approacheseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica de utilização das redes sociais nos processos de interação, leitura e produção textual como forma de refletir os objetos de estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Procurou-se uma abordagem teórica que permitisse compreender os processos sócio-históricos e culturais responsáveis por verdadeiras transformações nos modos de percepção, interação, e relação estabelecida com os novos conhecimentos próprios da contemporaneidade tecnológica. Nesta nova esfera de mudanças em constante movimento, o estudo da língua em seus contextos de uso é considerado como fundamental. Assume-se o conceito de dialogismo, através do qual o sujeito se constitui a partir de um movimento de alteridade; e o de hipertexto, como sendo um espaço onde as múltiplas linguagens se encontram para resignificar, organizar e reorganizar conhecimentos. As relações estabelecidas pelos sujeitos, seus mais variados enunciados e discursos, orientaram este trabalho.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples