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dc.creatorSilva, Adilio Lopes da
dc.date.accessioned2021-12-03T17:27:01Z
dc.date.available2021-12-03T17:27:01Z
dc.date.issued2019-11-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23134
dc.description.abstractDiabetes mellitus (DM) is a chronic disease that occurs when there are high blood glucose levels, which may be caused by the lack of production or insufficient production of the hormone insulin. This research aims to verify the effects of one year of physical exercise on the glycemic indexes and glycated hemoglobin (HbA1c) levels of a child with DM1 and to analyze how the process of inclusion of this child in preschool occurs. The research was characterized as a case study, and the subject was a 5-year-old child with DM1. The exercise program was performed for a period of 1 year, observing the results in the glycemic variables, and the inclusion of the child in the school context was evaluated for one month. For data analysis, descriptive statistics (means and standard deviations) were used. For the comparison of means between the beginning and the end of the one-year intervention, paired samples Student's t-test was used for the HbA1c and a one-way ANOVA with Tukey's post hoc test for the glycemic levels. To compare pre- and post-exercise glycemic means between the first two months and the last two months, a Wilcoxon test was used. It was concluded that a ludic exercise program helped to decrease blood glucose and HbA1c in a child with DM1. In addition, when comparing pre- and post-exercise blood glucose levels at the beginning and end of the intervention period, a significant reduction in both was observed. As for the inclusion of the child in school, it can be concluded that it was a smooth process, and both the child and the institution's multidisciplinary team were totally adapted and prepared for the specificities of DM1. The proposed physical education classes resulted in a reduction in post exercise glucose levels, contributing to the control of DM1.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1por
dc.subjectPrimeira infânciapor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectType ine diabetes mellituseng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPhysical activityeng
dc.titleExercício físico em uma criança diabética na primeira infânciapor
dc.title.alternativePhysical exercise in a diabetic childeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA diabete mellitus (DM) é caracterizada por ser uma doença crônica, ocorrendo quando existem níveis elevados de glicose no sangue, o que pode ser causado pela inexistência de produção ou produção insuficiente do hormônio insulina. A pesquisa tem por objetivo verificar os efeitos de exercícios físicos programados durante um ano, sobre os índices glicêmicos e os níveis de hemoglobina glicada de uma criança com DM1 e analisar como ocorre o processo de inclusão desta criança na pré escola. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, sendo o sujeito uma criança de 5 anos de idade com DM1. O programa de exercícios físicos foi realizado pelo período de 1 ano, observando-se os resultados nas variáveis glicêmicas, e por 1 mês avaliando a inclusão da criança no contexto escolar. Para analise de dados foi utilizada estatística descritiva (médias e desvios-padrão). Para a comparação de médias entre o inicio e final da intervenção, utilizou-se o teste t de Student - amostras emparelhadas – para a variável hemoglobina glicada e uma ANOVA unidirecional com teste post hoc de Tukey, para a variável glicemia. Para se comparar as médias glicêmicas pré e pós exercício, entre os dois primeiros meses e os dois últimos, utilizou-se um teste de Wilcoxon. Pode-se concluir que um programa de exercícios físicos de caráter lúdico auxiliou na diminuição da glicemia e da HbA1c de uma criança com DM1. Além disso, ao se comparar as glicemias obtidas pré e pós exercício, ao inicio e ao final do período de intervenção, verificou-se uma redução significativa de ambas. Quanto à inclusão da criança na escola, pode-se concluir que foi um processo tranquilo, sendo que tanto a criança como a equipe multiprofissional da instituição mostraram-se totalmente adaptadas e preparadas para as especificidades da DM1. As aulas de educação física propostas resultaram na redução nas glicemias pós exercício, contribuindo no controle da DM1.por
dc.contributor.advisor1Santos, Daniela Lopes dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0357112600823721por
dc.contributor.referee1Azambuja, Cati Reckelberg
dc.contributor.referee2Beck, Maristela de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0035156711851304por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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