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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorGuerra, Rafael Sanches
dc.date.accessioned2014-05-07T14:23:46Z
dc.date.available2014-05-07T14:23:46Z
dc.date.issued2013-02-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/232
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe environmental education understood as a transforming practice, which involves the formation of critic and responsible citizens towards a development that respects the most different kinds of life forms. By this principle, this research sought to answer the following question: is it possible to promote an integration class for the impaired people through socio-environmental education and cinema? To answer such question, we sought to comprehend who are the impaired, what are they limitations and how they can be integrated into society. Moreover, we also sought to acknowledge the characteristics of environmental education, socio-environmental and to comprehend how the cinema can contribute in an educational manner. We know that the different is seen with weirdness, despite and pitifully by society. Taking that into account, the aim of this study is to reflect upon the impaired in nowadays, but in an optimistic way because the limits do not impede that they have a long life, full of experiences of sharing. Thus, we sought to teach not to discriminate and to interact with such individuals, using social communicational tools such as a short film and a folder. The short film, called “To those who want to listen” is about a young man encounters a deaf girl on a bus and such impairment does not impede him to interact with her, though he does not know the Sign Language. Besides the usage of a short film as an educational tool, the result product of this monograph is the production of a folder that seeks to teach people to interact with the visual impaired, hearing impaired, physical impaired and mental impaired people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação socioambientalpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectPortadores de deficiênciapor
dc.titleOs portadores de deficiência e o cinema: uma proposta interdisciplinar à luz da educação socioambientalpor
dc.title.alternativeImpaired people and the cinema: A interdisciplinary proposal under environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoA educação ambiental é entendida, como uma prática transformadora, envolvida com a formação de cidadãos críticos e responsáveis por um desenvolvimento que respeite as mais diferentes formas de vida. Partindo deste princípio, esta pesquisa procurou responder a questão: é possível promover uma aula de integração do deficiente através da educação socioambiental e do cinema? Para responder a esta indagação, buscou-se compreender quem são os portadores de deficiências, quais suas limitações e como podem ser integrados na sociedade. Além disso, procurou-se conhecer as características da educação ambiental, educação socioambiental e compreender como o cinema pode contribuir de forma educadora. Sabe-se que o diferente é visto com estranheza, e, muitas vezes, com desprezo ou pena pela sociedade. Levando-se isso em consideração, o objetivo deste estudo é refletir sobre o deficiente nos dias atuais, porém, de forma otimista, já que a limitação não impede que tenham uma vida longa de aprendizado e troca de experiências. Assim, buscou-se ensinar a não discriminar e interagir com estes indivíduos, utilizando ferramentas de comunicação social como um curta-metragem e um folder para educar. A trama do curta-metragem "Pra quem quiser ouvir" gira em torno de um jovem que conhece uma garota surda dentro de um ônibus, e esta limitação não impede que ele interaja com ela, mesmo sem saber a linguagem de sinais. Além do uso do curta-metragem como ferramenta educacional, o produto resultante desta monografia é a produção de um folder que procura ensinar as pessoas a interagirem com os deficientes auditivos, visuais, físicos e mentais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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