Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Barcelos, Valdo Hermes de Lima"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Formação docente, educação ambiental e representações sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental
(2007-03-21)Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade ... -
A sala de aula como espaço de ressignificação da ludicidade e da amorosidade na formação docente
(2014-03-07)Esta pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado e na Linha de Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional (LP1). Teve a orientação do Professor doutor Valdo Barcelos. O Tema ... -
A sala de aula de filosofia como espaço de vivências transformadoras: interculturalidade e amorosidade na formação docente
(2016-12-16)O tema desta investigação está centrado na formação do professor de Filosofia tendo como base da mesma aspectos da interculturalidade e da amorosidade como vivências significativas no processo de formação docente. Tal ... -
Educação ambiental, representações sociais e formação de professores(as): de volta a escola com Monteiro Lobato
(2006-09-14)Esta pesquisa teve como principal finalidade contribuir com a formação de professores em educação ambiental, tendo como referência de estudo e pesquisa o diálogo com a obra literária de Monteiro Lobato. A Teoria das ... -
Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-08-14)Através da linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM, realizou-se o presente estudo, de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal investigar os saberes e representações de ... -
A dimensão do trágico na formação docente pela força estético-formativa do testemunho
(2016-12-15)O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal ... -
Representações sobre a leitura e a escrita na formação de professores: uma pesquisa com professoras dos anos iniciais
(2008-06-30)A Dissertação de Mestrado intitulada Representações sobre a Leitura e a Escrita na Formação de Professores: uma pesquisa com Professoras dos Anos Iniciais vincula-se à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Uma proposta de diálogo intercultural na formação de professores para alunos cotistas
(2015-06-19)A igualdade há de ser vista como um direito a ser garantido pelo Estado de forma proporcionalmente equivalente aos diferentes cidadãos; igualdade significa que cada pessoa possa ser diferente, e ao mesmo tempo ser assistida ... -
Educação de jovens e adultos uma perspectiva freireana e intercultural
(2012-03-21)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. ... -
As emoções no sentir, no pensar e no agir dialogando com Humberto Maturana na formação de professores de fisioterapia
(2015-08-18)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertaçãopara Defesa de Mestrado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), têm como objetivo contribuir com subsídios teóricos e ... -
A formação de professores(as) e os direitos humanos da criança e do adolescente: uma pesquisa intercultural em um jornal do interior do RS - ano de 2017
(2018-10-11)Este trabalho de Dissertação de Mestrado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, ... -
Formação de professores e representações sobre o brincar: contribuições das idéias de Humberto Maturana
(2008-04-01)O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa: Formação de professores, saberes e desenvolvimento profissional e teve como principal objetivo investigar algumas das representações que um grupo de cinco professoras ... -
O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana
(2023-05-02)Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as) - uma pesquisa a partir das proposições da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana
(2013-03-27)Este trabalho de pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), busca oferecer subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Educação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professores
(2014-03-07)Esta dissertação, ou construção dissertativa de um desejo de pesquisa, teve sua criação por meio do ingresso no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. ... -
Caminhos da docência que se entrecruzam e se revelam no processo de formação continuada com os docentes do PROEJA FIC
(2013-07-26)A presente investigação configura-se num estudo com docentes em formação continuada que participam do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e ... -
Reescrevendo novos horizontes e possibilidades para a educação infantil a partir do amar e brincar
(2020-07-07)O estudo e percepções que se apresenta está vinculado à linha de pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria –(UFSM), cujo objetivo principal é o de investigar a ... -
Territórios da formação docente: o entre-lugar da cultura
(2007-06-30)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O ... -
O desenvolvimento da educação ambiental popular: reflexões sobre a ecoformação de professores
(2019-01-22)Esta pesquisa, apresentada como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM) busca construir tessituras sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do ... -
Educação ambiental, intercultura e formação de professores(as): contribuições de Paulo Freire
(2012-06-28)Esta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores ...