Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Bridi, Fabiane Romano de Souza"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Avaliação em larga escala: participação do aluno público alvo da educação especial
(2017-08-30)A política de avaliação em larga escala e as políticas para uma educação escolar inclusiva têm ganhado espaço de discussão e de prática por pesquisadores e educadores, sendo alvo de críticas e problematizações por gerarem ... -
Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
(2016-10-26)O presente estudo intitulado “Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor” tem como objetivo geral conhecer como ocorre a atuação do profissional de apoio/monitor no contexto de ... -
Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
(2019-07-11)A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de professores, objetiva ... -
A educação especial na educação do campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino
(2017-03-08)A presente pesquisa versa sobre a educação especial no contexto na educação do campo da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, justificando-se pelas poucas pesquisas envolvendo o contexto das escolas do campo e dos ... -
Atendimento educacional especializado na educação superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
(2021-03-11)O presente estudo surgiu com a intenção de ampliar as reflexões acerca das ações da Educação Especial no contexto da Educação Superior. Considera-se que, desde o ano de 2007, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM vem ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental: um estudo de caso em uma turma do 6º ano
(2017-08-24)Esta dissertação tem como objetivo analisar práticas pedagógicas para o ensino das línguas portuguesa e inglesa, as quais foram alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Fundamental – Anos Finais. A pesquisa foi ... -
Aprendizagem docente em tempos de pandemia: a produção de práticas pedagógicas em educação especial
(2022-12-15)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. Vincula-se às investigações produzidas no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre ... -
Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
(2016-10-27)A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer os fatores que contribuem para a permanência das classes especiais, em um atual contexto de políticas de inclusão escolar. Pretendeu-se conhecer também as características ... -
Produção diagnóstica no contexto escolar: um olhar para a medicalização da aprendizagem
(2021-06-29)A presente pesquisa versa sobre a produção diagnóstica no contexto escolar, a partir das dificuldades para aprendizagem e de comportamento e suas relações com o processo de medicalização na educação. Como questionamento ... -
Práticas pedagógicas em educação especial: articulação pedagógica para a formação inicial
(2017-08-28)A partir da publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação ... -
Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
(2018-10-24)Este trabalho sistematiza a pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação/UFSM. O estudo tem por objetivo geral analisar como vem sendo construída a produção acadêmica sobre a temática de acesso ao ...