O terceiro setor e interfaces na gestão educacional: uma análise a partir do estado do conhecimento
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Data
2019-12-18Autor
Pinheiro, Josimara da Silva
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As relações entre o público e o privado, em um contexto capitalista de redefinições de cunho
neoliberal no papel do Estado, carecem atenção da sociedade e cabe, assim, à academia
promover esses debates. Enfatiza-se a análise neoliberal, concebida também pelo terceiro
setor, de que o responsável pela crise é o Estado e que, por isso, a execução das políticas
sociais deve ser transferida para a sociedade civil. Diante disso, o objetivo foi analisar as
publicações acerca do terceiro setor, e suas interfaces na gestão educacional e escolar. A
metodologia é quantitativa com relação à busca e caracterização geral das publicações,
realizada a partir de uma bibliometria (base Web of Science, 2000 à 2018) e qualitativa por
contar com uma análise de conteúdo. Os dez trabalhos mais citados foram analisados,
destacando seus objetivos e resultados. Na análise dos artigos, entre o público e o privado a
política educacional é parte constitutiva das mudanças sociais e econômicas, não é uma
questão determinada, mas relação de processo. Na gestão escolar, ocorre o condicionamento
da autonomia dos gestores e docentes pela lógica neoliberal, como a aquisição dos sistemas de
ensino privado. Nos artigos sobre terceiro setor são tecidas críticas às políticas públicas com
base na transferência da responsabilidade do Estado para o privado. Além disso, exploram-se
analiticamente as lógicas privatizantes que têm presidido as políticas públicas de educação no
Brasil, a partir da contribuição da categoria analítica permeabilidade de estatais nas últimas
décadas. Por fim, entende-se que as relações públicas e privadas podem ser acolhidas num
contexto em que a gestão escolar seja democrática, preservando sua autonomia, de modo que
a terceira via seja mais uma alternativa de contribuir com novas metodologias e práticas,
criando espaços de discussão e formação entre os agentes escolares. Com os enfrentamentos
desta pesquisa espera-se contribuir com a atuação reflexiva no cenário da gestão educacional.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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